Fernando Leal da Costa, o novo ministro da Saúde era adjunto de Paulo Macedo

O médico Fernando Leal da Costa será o futuro ministro da Saúde. Passa de secretário de Estado Adjunto de Paulo Macedo para a liderança do Ministério. Chegou ao actual Executivo em 2011. À época, era chefe de serviço de Hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.
Fernando Leal da Costa secretario estado saude
Correio da Manhã
João Maltez 27 de Outubro de 2015 às 13:21

O ex-secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, sobe na hierarquia do Governo, substituindo o ministro Paulo Macedo. Médico de profissão, o futuro responsável pela pasta da Saúde é especialista de hematologia clínica e de oncologia médica.

PUB

 

Fernando Leal da Costa nasceu em 1959 e é licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa. Consultor de Hematologia Clínica da carreira médica hospitalar, o ex-secretário de Estado foi chefe de serviço de Hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, até à data da sua nomeação para o Executivo ainda em funções, em 2011.

PUB

 

Ao longo do seu percurso profissional, tal como é avançado na página do actual Governo, foi membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do Infarmed, onde também foi avaliador de ensaios clínicos.

PUB

 

Entre 2001 e 2002, Leal da Costa foi subdirector-geral da Saúde. Em 2003 e 2004, integrou a Comissão de Coordenação para a elaboração do Plano Nacional de Saúde, tendo sido membro da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Saúde, de 2004 a 2006.

PUB

 

De 2003 a 2005, representou Portugal nos Comités Directores de Saúde Pública e do Acordo Parcial do Conselho da Europa. Foi coordenador nacional para as Doenças Oncológicas em 2005-2006; e consultor para os Assuntos da Política da Saúde na Casa Civil do Presidente da República de 2006 a 2011.

PUB
Pub
Pub
Pub