Portugal e Espanha negoceiam compra de medicamentos em conjunto

O objectivo, avança o Diário de Notícias desta terça-feira, 18 de Abril, é intensificar a cooperação e obter preços mais baixos em produtos inovadores.
18 de Abril de 2017 às 08:55

Portugal e Espanha estão a negociar a possibilidade de avançar em conjunto com a compra de medicamentos, num processo que está ainda numa fase inicial, mas em que já houve troca de correspondência e reuniões preparatórias, segundo adianta o DN.

PUB

O objectivo desta estratégia é conseguir preços mais baixos nos medicamentos inovadores e noutros que tenham maior impacto financeiro, nomeadamente em áreas de oncologia, antivíricos e medicamentos órfãos (doenças raras), sendo que há mais países europeus a testar sinergias a este nível.

O Infarmed recebe esta terça-feira altos representantes de 11 países europeus numa reunião para preparar a criação do Grupo de Alto Nível, um estrutura que resultou das conclusões da reunião de Lisboa que juntou vários ministros em Dezembro e que irá apoiar os governantes europeus na discussão de soluções para garantir o acesso a estes medicamentos inovadores a preços mais transparentes.

PUB

Este debate poderá mesmo levar à criação de um processo europeu de compra de medicamentos, segundo o DN. Estarão presentes na reunião desta terça-feira, além de Portugal, Espanha, Áustria, Grécia, Irlanda, Malta, Holanda, Letónia, Eslovénia, Itália e Bélgica. 

Pub
Pub
Pub