Bial contrata antigo secretário de Estado de Passos Coelho para a administração
Pedro Pereira Gonçalves, que foi secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade entre 2013-2015, é o novo membro não executivo do “board” da maior farmacêutica portuguesa. “Será um ativo valioso para a Bial”, afirma o chairman, Horta Osório.
O contingente português do conselho de administração da Bial, que é maioritariamente constituído por estrangeiros, acaba de ser reforçado com a contratação de Pedro Pereira Gonçalves.
Licenciado em Economia pela Universidade Católica, com um mestrado em Economia pela Universidade de Glasgow e um MBA pela Universidade Nova, tendo completado ainda o programa ‘Driving Government Performance’ na Universidade de Harvard, Pedro Pereira Gonçalves foi, entre 2013 e 1015, secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade no XIX Governo, que era liderado por Pedro Passos Coelho e tinha António Pires de Lima como ministro da Economia.
“Em nome do conselho de administração, dou as boas-vindas ao Pedro Pereira Gonçalves. A combinação única de experiência que possui nos setores público e privado, visão estratégica e capacidade de contribuir para a respetiva implementação será um ativo valioso para Bial à medida que reforçamos as nossas parcerias globais e expandimos a nossa estratégia de internacionalização e as nossas capacidades de inovação”, afirma António Horta Osório, chairman da Bial, em comunicado.
“É uma honra juntar-me à Bial, uma empresa com um forte compromisso com a excelência científica e com impacto global”, enfatiza Pedro Pereira Gonçalves, que espera “contribuir para o seu sucesso contínuo e apoiar a sua missão de desenvolver medicamentos transformadores que melhorem a vida dos doentes”.
A Bial destaca que o seu novo administrador não executivo conta “com mais de 20 anos de experiência nas áreas das finanças, investimento e políticas públicas”, sendo atualmente CEO da Movendo Capital BV, “um importante investidor nos setores da alimentação, retalho e consumo”.
Pedro Pereira Gonçalves é também “industrial advisor” na EQT Partners em Portugal, membro do conselho de administração da Hansa Investment Company e cônsul honorário de Singapura em Portugal.
Foi ainda membro executivo da administração e CFO da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, assim como presidente e administrador da NovaForum, na Nova School of Business and Economics, instituição onde também lecionou.
“Pedro Pereira Gonçalves exerceu ainda funções de direção nos setores bancário, segurador e de gestão de ativos”, destaca a Bial, empresa com 101 anos, que é controlada pela família Portela, emprega cerca de 900 pessoas, já deu dois medicamentos ao mundo e fechou o exercício de 2024 com uma faturação de 337 milhões de euros, dos quais três quartos em exportações.
Mais lidas