Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Hospital CUF Tejo abre hoje as portas em Lisboa após investimento de 170 milhões

O novo Hospital CUF Tejo, situado em Alcântara, Lisboa, que representa um investimento de mais de 170 milhões de euros, abre hoje as portas, integrando mais de 1.700 profissionais e vários serviços "centrados no doente".

Lusa 28 de Setembro de 2020 às 08:47
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...
Em comunicado, o grupo Mello Saúde refere que a abertura do hospital vai ocorrer de forma faseada com a disponibilização a partir de hoje das áreas de ambulatório - consultas e exames, incluindo análises clínicas e imagiologia, bem como o hospital de dia oncológico.

Numa segunda fase - que irá ocorrer até ao final do ano - serão abertas as restantes áreas assistenciais, nomeadamente o internamento, o bloco operatório, a unidade de cuidados intensivos, os exames especiais e o atendimento permanente de adultos.

De acordo com a nota, a unidade hospitalar vai contar com mais de 1.700 profissionais, 10 salas de bloco operatório, incluindo uma sala híbrida e uma sala de cirurgia robótica, 213 camas de internamento geral, 14 camas de cuidados intensivos e 178 gabinetes de consulta e exames.

O hospital vai contar também com atendimento permanente de adultos e atendimento pediátrico não programado, serviço de imagiologia com três ressonâncias magnéticas, duas tomografias computorizadas, seis ecógrafos, três Raio-X, um mamógrafo, entre outros equipamentos, bem como o hospital de dia oncológico e hospital de dia médico.

A unidade estima realizar 465 mil consultas de especialidade por ano, 80 mil episódios de atendimento permanente/ano, 80 mil diárias (internamento)/ano e 23 mil cirurgias/ano.

O hospital representa um investimento de mais de 170 milhões de euros e "foi desenhado para prevenir, diagnosticar e tratar as doenças do futuro e está centrado na criação de valor para os doentes, familiares e cuidadores e para os profissionais de saúde (promotor da investigação clínica e da formação pré e pós-graduada em saúde).

De acordo com a nota, o Hospital CUF Tejo é o "primeiro hospital português totalmente centrado no doente, estando organizado em torno de 14 Centros Clínicos para garantir uma resposta personalizada, integrada e completa".

Cada Centro Clínico é constituído por diversas unidades funcionais de patologia, com uma abordagem multi-especialidade, é explicado na nota.

O hospital possui um Centro de Coração e Vasos, Centro de Cirurgia e Patologia Digestiva, Centro da Criança e Adolescente, Dermatologia, Cirurgia Plástica e Estética, Endocrinologia e Nutrição, Medicina, Prevenção e Envelhecimento, Centro da Mulher, de Neurociências, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia e Músculo-esquelético, Otorrinolaringologia, Pulmão e Urologia.

Na nota é também destacado que a CUF Oncologia dispõe de uma Unidade da Mama e de uma ala de internamento reservada à Unidade de Cuidados Paliativos.

"Com o novo hospital CUF Tejo, as equipas da CUF Oncologia têm acesso a tecnologia de última geração, seja em contexto de diagnóstico, seja no acompanhamento da evolução dos tratamentos, nomeadamente nas áreas de Neurocirurgia, Cirurgia Robótica e Radiologia de Intervenção", é referido.

O Hospital CUF Tejo assume-se como um hospital escola pensado para integrar as atividades de formação universitária pré e pós-graduada e de investigação translacional no dia-a-dia das equipas clínicas.

Com mais de 600m2 dedicados exclusivamente ao ensino, o hospital escola contempla um Centro de Simulação, tecnologia de simulação e realidade aumentada, anfiteatro cirúrgico, auditório com 108 lugares, Foyer preparado para eventos clínicos, salas multiusos convertíveis em auditório, biblioteca digital com espaços de estudo individual e múltiplas salas de reuniões.

O hospital tem uma área superior a 75.000m² distribuída por seis pisos acima do solo e quatro pisos subterrâneos e estacionamento para aproximadamente 800 lugares.

"A abertura do Hospital CUF Tejo é a concretização de um projeto clínico coerente, sólido e diferenciador que materializa, uma vez mais, a cultura de inovação da CUF e reforça a sua liderança na prestação de cuidados de saúde de referência em Portugal", diz Salvador de Mello, Presidente do Conselho de Administração da CUF.
Ver comentários
Saber mais Hospital CUF Tejo Mello Saúde CUF Oncologia saúde hospitais
Outras Notícias