Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mais de 30% dos médicos do Santa Maria aderiram à greve

Os serviços mínimos do Centro Hospitalar Lisboa Norte, que inclui o Hospital de Santa Maria e o Pulido Valente, em Lisboa, estão assegurados. Mas, até às 10h30 da manhã tinham aderido à greve 32,07% dos médicos escalados.

Filipa Lino flino@negocios.pt 08 de Julho de 2014 às 11:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Carlos Martins, revelou, em conferência de imprensa que às 10h30 da manhã estavam 280 médicos escalados a fazer greve, num universo de 873, o que corresponde a 32,07%. Os serviços mínimos estão a ser assegurados, garantiu o mesmo responsável.

 

"A afluência está a ser normal para um dia de greve. Temos menos pessoas nos corredores e nas salas de espera", afirmou o responsável, que sublinhou "que o apelo do sr. bastonário teve o seu efeito". José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, apelou nos últimos dias aos doentes para não se deslocarem aos centros de saúde e hospitais, nos dias 8 e 9 de Julho, por causa da greve.

 

"Há serviços a funcionar com muita normalidade", como é o caso da oncologia e da radioterapia onde não houve faltas, acrescentou o presidente do conselho de administração.

 

Carlos Martins refere que a cirurgia foi uma das áreas mais afectadas pela greve, devido à forte adesão dos anestesistas (68%), embora apenas 5% dos cirurgiões gerais tenham aderido à greve. No segmento de cirurgias, no bloco central não foram realizadas 12 cirurgias. Já 77% das consultas foram realizadas.

 

O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte disse ainda que a greve vai requerer "uma taxa de esforço adicional a todos os profissionais. Vamos ter de fazer agora a recuperação dos doentes." Além disso, "haverá um custo adicional para o hospital", porque serão necessárias horas extraordinárias "para resolver em tempo útil estes dois dias de greve".

Ver comentários
Saber mais Hospital Santa Maria Carlos Martins José Manuel Silva bastonário da Ordem dos Médicos greve saúde hospitais
Mais lidas
Outras Notícias