Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nogueira Leite volta a ser nomeado para exercer funções no Estado mas sem salário (act.)

Em Abril foi reeleito administrador da EDP Renováveis, há semanas foi proposto para a administração da Reditus e agora foi nomeado pelo ministro da Saúde para presidir ao conselho consultivo do Centro Hospitalar do Baixo Vouga. É o regresso de Nogueira Leite ao Estado, depois de dois anos como vice-presidente da CGD, mas agora numa função que não será remunerada.

CGD nomeia Nogueira Leite e Norberto Rosa vice-presidentes executivos do banco
Miguel Prado miguelprado@negocios.pt 21 de Maio de 2013 às 10:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • 70
  • ...

António Nogueira Leite foi nomeado pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, para presidir ao conselho consultivo do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que agrega os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, uma nomeação que acontece poucos meses depois de o gestor ter abandonado a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

 

O despacho 6570/2013, assinado pelo ministro da Saúde a 9 de Maio e publicado esta terça-feira em “Diário da República”, não esclarece se Nogueira Leite será remunerado pelas funções para que foi nomeado, nem indica quaisquer outros nomes para a composição do conselho consultivo do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

 

Contudo o gestor disse ao Negócios que as funções que vai assumir no Centro Hospitalar do Baixo Vouga são "a título gracioso, condição que impus para aceitar” a nomeação. 

 

António Nogueira Leite, que foi secretário de Estado do Tesouro e Finanças em 1999-2000, já passou por diversos conselhos de administração. Em Abril passado foi nomeado para a administração da EDP Renováveis (por onde já tinha passado), para exercer mandato até Junho de 2014. Há duas semanas Nogueira Leite foi também proposto como novo membro da administração da Reditus.

 

Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e doutorado pela Universidade de Illinois, Nogueira Leite foi consultor de várias instituições nacionais e internacionais, incluindo o Banco de Portugal, a OCDE e a Comissão Europeia.

 

O gestor já foi secretário-geral da associação Apritel (telecomunicações), presidente da Bolsa de Valores de Lisboa e membro do conselho consultivo do IGCP.

 

Desde 2002 tem ocupado diversas funções no grupo José de Mello, segundo a nota curricular publicada quando da sua nomeação para a EDP Renováveis. Entre as empresas em que já exerceu cargos de administração contam-se a Soporcel, Reditus, Quimigal, Brisa, Efacec Capital, CUF, entre outras.

 

No sector financeiro, além de ter exercido funções no Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento e no Fundo Monetário Internacional, António Nogueira Leite também foi vice-presidente do conselho consultivo do Banif – Banco de Investimento, tendo ganho mais destaque recentemente, entre 2011 e 2013, como vice-presidente da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos.

Ver comentários
Saber mais Nogueira Leite nomeações Centro Hospitalar do Baixo Vouga
Mais lidas
Outras Notícias