Parlamento aprova aumento extraordinário das pensões
O Parlamento aprovou o aumento extraordinário de pensões de 10 e seis euros no mês seguinte à entrada em vigor do Orçamento do Estado para este ano, no seguimento de propostas de alteração do PCP e do Bloco de Esquerda.
PUB
Nos termos propostos pelo PCP numa correção à proposta original, o aumento tem efeitos "no primeiro dia útil do mês seguinte à entrada em vigor" da lei do orçamento para 2020, ou seja, no início de abril ou maio. Também a proposta dos bloquistas definia a entrada em vigor do aumento nos mesmos moldes.
Em causa está um aumento que, somado às atualizações que decorrem da lei e que foram pagas em janeiro, perfaz os 6 ou os 10 euros, consoante a pensão do reformado em causa, que terá sempre de somar um valor total de pensões inferior aos 658,22 euros.
PUB
O aumento extraordinário é aplicado por pensionista e depende do valor total de pensões que a pessoa recebe. Há reformados que recebem por exemplo uma pensão de velhice e outra de sobrevivência.
Para as pensionistas que tiveram aumentos entre 2011 e 2015, como acontece com todos os reformados que recebem pelo menos uma pensão social, uma pensão rural ou uma pensão do primeiro escalão das mínimas, o valor total de aumento será de seis euros, à semelhança de anos anteriores.
PUB
No caso dos restantes pensionistas cuja soma de pensões não ultrapasse os 658,22 euros, o aumento total vai perfazer os 10 euros.
PCP propunha aumento de 10 euros para pensões médias
O PCP também propunha um aumento de 10 euros por pensionistas para as pesssoas que recebam um montante igual ou superior a 659 euros, mas a proposta acabou chumbada.
PUB
No entanto, por alguns minutos, a proposta foi aprovada, já que inicialmente o PSD tinha aprovado a alínea que se referia a esse aumento generalizado para pensões médias e altas. Assim, PSD, PCP, Bloco de Esquerda e PAN fizeram uma "maioria negativa" que durou poucos minutos. Depois, o PSD acabou por corrigir o seu sentido de voto, abstendo-se, o que acabou por travar também a aprovação da medida.
Este é o quarto ano consecutivo em que se aplicará um aumento extraordinário aos pensionistas com pensões mais baixas, sem que se altere, no entanto, a própria fórmula de cálculo das pensões, que tem sido contornada por vários governos. Ultimamente para garantir aumentos mais elevados.
PUB
Em 2017 e 2018 o aumento extraordinário chegou em agosto; no ano passado chegou em janeiro; desta vez chegará na primavera.
Orçamento dificilmente entra em vigor antes de março
PUB
Resta agora saber quando é que o Orçamento do Estado entrará em vigor, sendo que o Presidente da República afirmou esta segunda-feira que dificilmente entra em vigor antes de março e que possivelmente será apenas em abril. O que significa que esta aumento extraordinário apenas deverá ser aplicado a partir de maio.
Além disso, salientou Marcelo Rebelo de Sousa, para algumas matérias será necessário ainda o decreto lei de execução orçamental. O chefe de Estado falava aos jornalistas à margem da inauguração de uma exposição da Paula Rego, no Museu da Presidência, em Lisboa.
PUB
(Notícia atualizada às 20:48 com mais informação)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Pensões aumento extraordinário das pensões aumento extra das pensões Segurança Social CGA OE2020 orçamento do EstadoAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda