Confirmada subida do IAS para 537,13 euros em 2026
O Indexante dos Apoios Sociais (IAS), que serve de referência para a Segurança Social calcular várias prestações sociais, irá subir 2,8% no próximo ano, fixando-se em 537,13 euros, segundo portaria publicada no Diário da República.
A atualização anual do IAS tem como referência a variação média dos últimos 12 meses do índice de preços no consumidor (IPC), sem habitação, e o crescimento real do produto interno bruto (PIB). Em 2025, a variação média do IPC, excluindo habitação, foi de 2,27%, enquanto a média da taxa de crescimento real do PIB nos últimos dois anos terminou o terceiro trimestre do ano em 2,12%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.
PUB
De acordo com a fórmula legal, a atualização do IAS corresponde ao IPC sem habitação acrescido de 20% da taxa de crescimento real do PIB, com um limite mínimo de 0,5 pontos percentuais acima da inflação. Aplicando estes critérios, o Governo fixou a taxa de atualização em 2,80%, arredondada à primeira casa decimal.
A portaria, assinada pelo ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, enquadra-se no objetivo, definido na Lei de Bases da Segurança Social, de reforçar os níveis de proteção social.
O IAS é utilizado como referência para o cálculo e atualização de várias prestações sociais, apoios e limites de acesso a benefícios, pelo que a sua evolução tem impacto direto no valor de diversas prestações pagas pelo sistema de segurança social.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Salários e benefícios Produto interno bruto Inflação Preços Segurança Social Joaquim Miranda Sarmento Maria do Rosário Palma Ramalho Instituto Nacional de EstatísticaMais lidas
O Negócios recomenda