Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Maioria das pensões deverá subir 1% em janeiro

Os dados provisórios sobre a inflação que conta para o aumento de pensões foram publicados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística. Pensões até 878 euros deverão subir 1% em janeiro

As pensões até 878 euro (2 IAS) deverão aumentar 1% em janeiro, de acordo com os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o valor que conta para os aumentos. Neste escalão situam-se cerca de 80% das pensões.

A inflação que conta está nos 0,99%. No entanto, nos termos da lei, esta atualização, que ainda será confirmada a 14 de dezembro, deverá ser arredondada para 1%, segundo confirmou ao Negócios fonte oficial do Ministério do Trabalho (MTSSS).

No caso das pensões do escalão seguinte, entre 878 euros (2 IAS) e 2.633 euros (6 IAS) a subida será de 0,49% (sem arredondamentos), abaixo da inflação registada este ano, pelo que estas pensões perdem poder de compra, uma vez que o crescimento dos últimos dois anos deverá ficar bem abaixo da média de 2%.

O mesmo acontecerá com as pensões acima de 2.633 euros (6 IAS), que deverão subir 0,24%.

Estes cálculos decorrem da fórmula legal que faz depender a atualização regular de pensões do crescimento económico dos últimos dois anos (que por ter ficado abaixo de 2% remete para atualizações mais contidas) e da inflação sem habitação registada no ano anterior (0,99% segundo o valor provisório do INE que será confirmado dia 14 de dezembro).

Estes escalões abrangem, segundo o Governo, 2,6 milhões de pensionistas.

Chegou ainda a ser anunciado um complemento para perfazer os 10 euros, no caso das pensões mais baixas, que ficará agora dependente da aprovação do orçamento do Estado, que não deve acontecer antes da primavera. Se for o caso, este complemento poderá ser aplicado com retroativos a janeiro.

Notícia atualizada às 11:41 para explicar que os aumentos arredondam de 0,99% para 1%.
Ver comentários
Saber mais Pensões aumento de pensões
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio