pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Países indexam pensões à conjuntura, mas poucos as deixam cair

Portugal está a olhar para os casos da Suécia, Espanha e Alemanha, mas só num destes países se permite o que o Governo estuda: aplicar cortes nominais nas pensões.

06 de Abril de 2014 às 23:29

Suécia, Espanha e Alemanha são três países onde o valor anual das pensões está dependente de factores como as contribuições para a Segurança Social, as despesas com pensões, a evolução do PIB e do valor médio das reformas. Portugal está a olhar para eles, mas só um, a Suécia, permite o que o Governo estuda: aplicar cortes nominais nas pensões.

Conheça os casos da Alemanha onde as pensões reflectem salários, mas só para cima. De Espanha, onde o Governo pôs travão a quebras nominais e da Suécia, onde o "sistema modelo" vacilou perante as eleições.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio