Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo lança Observatório de Preços face a tendência inflacionista dos bens alimentares

O Observatório de Preços prevê um projeto-piloto "com produtos representativos do cabaz alimentar" que, segundo o Governo, vai permitir conhecer quanto custam em todas as fases da formação de valor.

Preços dos produtos alimentares primários também estão a ser pressionados. Efeito tenderá a passar para o consumidor final.
Andrew Kelly/Reuters
Diana do Mar dianamar@negocios.pt 10 de Maio de 2022 às 16:27

O Ministério da Agricultura e da Alimentação vai lançar um Observatório de Preços para dar resposta "à atual conjuntura de aumento de custos e de fatores de produção que se traduzem numa tendência inflacionista dos bens alimentares".

O anúncio foi feito em comunicado, enviado esta terça-feira às redações, pelo ministério liderado por Maria do Céu Antunes que assim "pretende assegurar que os preços dos bens alimentares ao consumidor cumprem os racionais e fundamentos de mercado, e não movimentos especulativos ou desagregados da respetiva transmissão de custos ao longo da cadeia agroalimentar".

Designado de "Nacional é Sustentável", o Observatório de Preços prevê criar, na fase de arranque, um projeto-piloto "com produtos representativos do cabaz alimentar, o que vai permitir o conhecimento dos preços destes produtos em todas as fases da formação de valor".

A iniciativa ficará a cargo do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, devendo a Autoridade de Gestão do PDR 2020 abrir um aviso, no âmbito da Rede Rural Nacional, com vista ao seu financiamento, explica o Governo.

"É essencial garantir o pleno funcionamento da cadeia de valor agroalimentar, de forma a assegurar um abastecimento adequado aos consumidores, e garantir que a remuneração dos fatores de produção permite aos agricultores a obtenção de níveis de rendimento justos de forma a manter a sua atividade, sem comprometer a capacidade de abastecimento de alimentos às populações", reforça o Ministério da Agricultura e da Alimentação na mesma nota.


Ver comentários
Saber mais agricultura e pescas economia negócios e finanças bens de consumo alimentação Maria do Céu Antunes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio