Tratores, fumo e "foices". Começou o grande protesto dos agricultores em Bruxelas
São esperados mais de 12 mil agricultores dos diferentes Estados-membros. Confederação de Agricultores Portugueses também vai estar no protesto.
- 5
- ...
Bruxelas, na Bélgica, é esta quinta-feira palco de um dos acontecimentos do dia que promete concentrar atenções. Milhares de agricultores dos diferentes países da União Europeia juntam-se para um grande protesto contra a nova Política Agrícola Comum (PAC). Os primeiros agricultores já chegaram à capital belga, onde vão protestar contra a redução do orçamento europeu para o setor agrícola.
"Estas políticas representam um retrocesso para a PAC, a única política verdadeiramente comum na Europa. Não se compreende que, quando o Orçamento da União Europeia aumenta 40%, se proponha uma redução de 20% para a agricultura, dando prioridade a outras áreas, como o investimento em defesa", sublinhou Álvaro Mendonça e Moura, presidente da CAP, num comunicado divulgado nesta semana.
A CAP, que estará representada por 20 agricultores, estima que mais de 12 mil profissionais do setor vão juntar-se ao protesto em Bruxelas. A concentração está oficialmente convocada para as 11:00 horas de Lisboa e deverá durar até às 14:30 horas.
O acordo entre a União Europeia e o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) também vai estar na mira de vários protestantes.
Entretanto, o presidente do Conselho Europeu, o português António Costa, reunião com representantes dos agricultores numa reunião que considerou "boa e produtiva", prometendo apoio ao setor agrícola.
Thank you to @COPACOGECA for a good and productive meeting.
— António Costa (@eucopresident) December 18, 2025
In times of uncertainty, our farmers need reliability and support.
And Europe will always stand behind them.
With strong, sustained support in the EU budget.
Targeted help for small and family farms, and young… pic.twitter.com/xeCvR6eqoA
(Notícia atualizada às 10:29 horas com mais imagens e informação)
Mais lidas