Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lactogal vai pagar mais 1,5 cêntimos por litro aos produtores

Aumento do preço do leite pago aos produtores entra em vigor a 1 de outubro.

Reuters
Diana do Mar dianamar@negocios.pt 15 de Setembro de 2021 às 18:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O grupo Lactogal anunciou, esta quarta-feira, que vai aumentar em 1,5 cêntimos o valor pago por litro às três Uniões Cooperativas a quem compra, em exclusivo, a sua matéria-prima.

A decisão é justificada com o atual contexto económico que, aponta o grupo, "tem afetado de forma bastante adversa a economia das explorações leiteiras em Portugal".

Em comunicado, o grupo lembra que, "desde o início da pandemia, os operadores industriais, em que se inclui a Lactogal, têm suportado um elevado aumento dos seus custos de exploração, por via dos incrementos verificados nos custos operacionais e nos custos inerentes ao atual contexto competitivo".

Não obstante, e apesar também da forte diminuição do consumo de produtos lácteos em Portugal, a Lactogal realça que "tem feito um inequívoco esforço de valorização da produção leiteira nacional" através de um plano de investimentos tecnológicos (na ordem dos 6 milhões de euros por ano desde 2016), "desenhado especificamente para preparar o período a seguir ao término do regime de quotas".

Um plano descrito como "ambicioso" e que, segundo a Lactogal, "lhe tem permitido suportar um valor de exportações que, na média dos últimos 5 anos, adquire um peso sobre o volume de negócios na ordem dos 27,6%".

Fundado em 1996, o grupo Lactogal detém marcas como a Agros, Gresso e Mimosa.

 

 

Ver comentários
Saber mais Lactogal economia negócios e finanças agricultura e pescas economia (geral)
Outras Notícias