Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ministério da Agricultura quer aumentar área de produção biológica

O secretário de Estado da Agricultura revelou que o Executivo quer abrir exportações “a mais 36 mercados". E que a promoção da agricultura biológica portuguesa faz parte da agenda do Governo. O objectivo é aumentar a área de produção para 40 mil hectares.

Pedro Elias/Negócios
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 07 de Fevereiro de 2018 às 16:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

As alterações climáticas e a falta de mão-de-obra no sector agrícola são duas "das preocupações" do Governo e para as quais "está a olhar atentamente". A garantia foi dada pelo secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira (na foto à esquerda), durante a visita à Fruit Logística, feira de frutas e legumes que está a decorrer em Berlim.

 

Questionado sobre de que maneira o Executivo pensa mitigar estas questões, referiu que "as alterações climáticas estão a ter impacto não só em Portugal, como noutros países". Uma questão "que nos preocupa e para a qual já foram tomadas medidas", dando como exemplo, no caso respectivo da seca que assolou o país, o programa de regadios até 2020. No entanto, sublinhou que "a nível da produção global, não teve impacto. O produto agrícola aumentou 7,1% em 2017". " 2017 foi um bom ano para a agricultura",  sustentou.

 

Quanto à questão da falta de mão-de-obra, começou por explicar que a actual "taxa de desemprego é das mais baixas que tivemos. Mas temos carência em alguns sectores, como a agricultura. Para tentar mitigar este problema, referiu que o Ministério da Agricultura está "em articulação" com o da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros para arranjar solução. "Há muita mão-de-obra que já está instalada que vem de países terceiros", comentou.

 

O governante revelou ainda que faz parte dos planos do Executivo aumentar o cultivo de produtos biológicos em Portugal. "Há cada vez maior procura no mercado por este tipo de produtos. É um sector com futuro", sublinhou na feira de Berlim, onde estão presentes 41 empresas e associações através da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores.

 

"Portugal já definiu uma estratégia com várias medidas" para impulsionar a agricultura biológica. "Foi feita uma audição pública e agora estamos a implementar esta estratégia", da qual faz parte aumentar a área de produção biológica para 40 mil hectares.

 

Em declarações aos jornalistas, Luís Medeiros Vieira relembrou ainda que nos últimos dois anos foram abertos "42 novos mercados" para a exportação de produtos agrícolas portugueses. E começaram a ser vendidos para o exterior mais 140 produtos, dos quais "12 vegetais". Agora, "estamos a trabalhar em mais 36 mercados" para aumentar "ainda mais" as exportações do sector da agricultura e do sub-sector de frutas e legumes, destacou.

 

O secretário de Estado da Agricultura adiantou ainda que depois das exportações deste sub-sector terem crescido 16% até Novembro de 2017, para 1,3 mil milhões de euros, a expectativa é que as vendas "atinjam os 1,5 mil milhões de euros" no total do ano.

Ver comentários
Saber mais Ministério da Agricultura Fruit Logística Luís Medeiros Vieira secretário de Estado da Agricultura e Alimentação Berlim Portugal Fresh agricultura
Mais lidas
Outras Notícias