Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses "esgotam" 50 mil árvores em 24 horas

A campanha do ICNF de oferecer 10 árvores por pessoa teve uma forte adesão e ficou finalizada em menos de 20 horas.

Ricardo Almeida/Correio da Manhã
Negócios jng@negocios.pt 19 de Março de 2021 às 10:59
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

Para comemorar o Dia Internacional das Florestas, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) lançou uma iniciativa de oferecer até 10 árvores por cada pessoa, que teve uma forte adesão por parte dos portugueses.

A campanha "granjeou uma adesão inesperada e surpreendente, especialmente por se tratar de iniciativas individuais, provenientes de todos os cantos e recantos do país, rurais e urbanos de norte a sul", refere um comunicado do ICNF, onde dá conta de que os portugueses aderiram à iniciativa "de forma admirável e em menos de 24 horas propuseram-se recolher e plantar 50.000 árvores".

As árvores a disponibilizar serão todas árvores autóctones e provenientes dos viveiros do próprio ICNF: medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras e carvalhos cerquinhos.

Além das pessoas individuais, que terão que ter mais de 18 anos, eram também elegíveis para recolher estas árvores entidades que não tenham fins lucrativos, como associações. Cada pessoa podia ficar com um máximo de dez árvores e as entidades sem fins lucrativos podiam levar até 50, sempre dependendo da disponibilidade que exista em cada local de recolha, sendo que, no total, havia 50 mil exemplares para distribuir.

Já os proprietários rurais, que tenham como objetivo a plantação em pequenas parcelas de terreno (com área não superior a 5.000 m2), desde que identifiquem a parcela a plantar, podiam levantar até um máximo de 100 exemplares.

O ICNF exige que as árvores sejam replantadas no prazo máximo de uma semana após o levantamento e quem as leva terá depois de remeter ao ICNF, no prazo de 48h após a plantação, as fotografias com a identificação da data e do local onde a mesma foi realizada. 

O ICNF termina o comunicado com um "enorme obrigado a todos pela receção a esta iniciativa", que é fiel aos princípios "princípios, que levaram, em 1870, a população do Nebraska a dedicar um dia à plantação de árvores".

Ver comentários
Saber mais Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas Dia Internacional das Florestas ICNF
Outras Notícias