Águas de Portugal cria empresa na Tunísia após fechar contrato de mais de 70 milhões
O Grupo Águas de Portugal (AdP) criou uma empresa na Tunísia, depois de ter ganhado o contrato de concessão para a gestão, operação e manutenção do sistema de recolha e tratamento de efluentes da zona norte da capital, Tunes, com um valor global superior a 70 milhões de euros.
PUB
Em comunicado, enviado esta quinta-feira às redações, a AdP indica que o contrato de adjudicação compreende ainda um programa de reabilitação e modernização das infraestruturas e equipamentos, a executar nos primeiros três anos da concessão, de um total de dez, financiado integralmente pela ONAS - Office National de l'Assainissement da Tunísia, com o suporte do Banco Mundial.
"Este contrato representa a concretização do primeiro programa de Parceria Público-Privada (PPP) no setor do saneamento na Tunísia. A gestão, operação e manutenção do sistema serão asseguradas pela nova empresa criada para este efeito, na qual o Grupo Águas de Portugal detém 40% do capital", explica, lembrando que o grupo tem vindo a desenvolver diversos projetos de cooperação com o ONAS, fruto do Memorando de Entendimento assinado entre os governos de Portugal e da Tunísia em 2018.
PUB
O grupo enfatiza ainda que este projeto não só "consolida a posição da AdP Internacional [a sua subsidiária] como operador de referência de serviços de saneamento", como também figura como "base para a expansão do Grupo Águas de Portugal na região do Magrebe, facilitando a execução de projetos em curso na Tunísia e o acesso a novos mercados na área de infraestruturas de água e saneamento".
Fundado em 1993, o grupo AdP é constituído por 19 empresas, sendo 13 das quais entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais. O Estado controla a totalidade do capital através da Parpública, que detém uma participação de 81% e da Caixa Geral de Depósitos, que é titular dos restantes 19%.
PUB
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda