China bate Estados Unidos nas olimpíadas financeiras
Os bancos chineses mantiveram os seus lugares no "ranking" financeiro, em parte, por terem conseguido evitar as amortizações de activos e as perdas com o crédito provocadas pelo "subprime", e que, em todo o mundo, já totalizam 480 mil milhões de dólares (cerca de 308 mil milhões de euros).
Há dois anos, os maiores bancos mundiais eram os norte-americanos Citigroup e Bank of America e o europeu UBS. Hoje esta situação mudou. Do "top 6" mundial fazem parte o Industrial & Commercial Bank of China (ICBC) e o China Construction Bank.
PUB
"Os bancos chineses estão a ganhar as medalhas financeiras, quando os comparamos com o Citigroup e o Merrill Lynch", comenta o director geral do China Fund citado pela agência Bloomberg.
No início do mês de Julho, o ICBC revelou que os lucros referentes ao primeiro semestre tinham subido mais de 50%. Três dias mais tarde, o China Citic Bank revelou que as receitas subiram 150% no mesmo período.
Já o resultado líquido do China Construction Bank avançou cerca de 50% nos primeiros seis meses do ano.
PUB
O ICBC acumula um ganho anual de 2,5%, o China Citic Bank de 0,2% e o China Construction Bank de 1,82%. Em comparação, o Merrill Lynch acumula um prejuízo anual superior a 50% e o Citigroup de 36,04%.
Mais lidas
O Negócios recomenda