Compra da Office Depot pela Staples na Europa aprovada com remédios
A aquisição da empresa de comercialização de material de escritório Office Depot pela concorrente norte-americana Staples foi aprovada com condições pela Comissão Europeia. O anúncio da viabilização do negócio foi comunicado esta quarta-feira 10 de Fevereiro pela Comissão, que levou a cabo uma investigação aprofundada à transacção.
PUB
De acordo com a decisão do Executivo europeu, o negócio está dependente do desinvestimento na actividade de distribuição da Office Depot na Europa e à venda de todo o seu negócio na Suécia.
"Os remédios substanciais oferecidos vão assegurar que a concorrência efectiva se mantém, em particular no mercado internacional de fornecimento de escritórios na União Europeia. Isto permitirá às empresas continuarem a beneficiar do Mercado Único ao venderem os seus produtos de escritório internacionalmente e reduzir custos", defendeu a comissária europeia para a Concorrência Margrethe Vestager.
PUB
Além da Europa, a compra já teve aprovação pelas entidades reguladoras da Austrália, Nova Zelândia e China. Já no Canadá e nos Estados Unidos a operação continua por autorizar, depois de a concorrência ter rejeitado a proposta de remédios da Staples.
O negócio foi notificado à Comissão a 21 de Agosto de 2015, que abriu uma investigação aprofundada em 25 de Setembro passado. A compra está avaliada em 6,3 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de euros).
PUB
Os títulos da Office Depot somavam 3,36% para 5,08 dólares, enquanto os da Staples avançavam 1,19% para 8,50 dólares às 15:15.
A Concorrência diz ainda ter em cima da mesa três projectos de fusão para decisão, nomeadamente a compra da filial britânica da empresa de telecomunicações Telefónica pela Hutchinson 3G UK, a aquisição do fornecedor de serviços na área do petróleo Baker Hughes pela Halliburton e a compra da grega DESFA (negócio de transporte de gás) pela SOCAR.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Office Depot Staples Comissão Europeia Europa União Europeia Mercado Único negócios (geral) economia negócios e finançasMais lidas
O Negócios recomenda