CP compensada em 23,6 milhões por Passe Ferroviário Verde em 2024 e 2025

O valor destina-se "exclusivamente a compensar as obrigações de serviço público decorrentes da criação do Passe Ferroviário Verde", no valor de 20 euros mensais.
Miguel Baltazar
Lusa 24 de Janeiro de 2025 às 10:31

A CP vai ser compensada pelo Estado em cerca de 23,6 milhões de euros, mais IVA, pelo Passe Ferroviário de 20 euros, no período de 2024 a 2025, segundo Resolução do Conselho de Ministros, publicada esta sexta-feira.

PUB

O documento publicado em Diário da República altera a Resolução do Conselho de Ministros de 12 de junho, autorizando o "aumento do valor global da despesa relativa às compensações financeiras a pagar pelo Estado à CP - Comboios de Portugal, E. P. E., pelo cumprimento das obrigações de serviço público de transporte ferroviário de passageiros, no período de 2024 a 2025, [...] em 23.661.375 euros, a que acresce o imposto sobre o valor acrescentado".

Este aumento destina-se "exclusivamente a compensar as obrigações de serviço público decorrentes da criação do Passe Ferroviário Verde", no valor de 20 euros mensais, que abrange os comboios urbanos de Lisboa e Porto, nos percursos fora das respetivas áreas metropolitanas, os urbanos de Coimbra, bem como os comboios regionais, inter-regionais e intercidades em segunda classe.

Saber mais sobre...
Saber mais Transporte ferroviário Comboios de Portugal
Pub
Pub
Pub