PSP afasta estivadores e desbloqueia carregamento de navio com automóveis da Autoeuropa
O autocarro que transporta os estivadores contratados para substituir os trabalhadores eventuais do porto de Setúbal para carregar um navio com viaturas produzidas na fábrica da Autoeuropa entrou no recinto pelas 09:09.
PUB
A passagem da viatura tinha sido bloqueada pelos trabalhadores eventuais do porto de Setúbal, em luta pelo contrato colectivo de trabalho desde o passado dia 05, que desde as 06:00 estão concentrados no local.
PUB
Um forte dispositivo policial de dezenas de elementos da Unidade Especial de Polícia e da brigada de intervenção rápida está desde manhã junto ao porto de Setúbal para garantir a entrada desta viatura e o carregamento do navio.
PUB
Os elementos da Unidade Especial de Polícia da PSP começaram pelas 08:50 a afastar os estivadores que bloqueavam à entrada do porto de Setúbal a passagem de um autocarro com trabalhadores contratados que os vão substituir.
PUB
O autocarro entrou no porto escoltado por cinco viaturas da UEP e, pelas 09:15, mantinha-se um cordão policial a condicionar a passagem dos estivadores concentrados à entrada do terminal de automóveis do porto de Setúbal.
PUB
A Operastiva, Empresa de Trabalho Portuário de Setúbal, emitiu entretanto um comunicado onde confirma que "apesar do bloqueio a que temos estado sujeitos, foi possível iniciar hoje o carregamento de um navio com carga Autoeuropa".
PUB
"Lembramos que temos responsabilidades para com todos os nossos clientes e especialmente para com o maior exportador português e os seis mil postos de trabalho que a Autoeuropa assegura, e pensamos também nas suas famílias", refere a empresa, saudando " a coragem dos colaboradores que estão, neste momento, a trabalhar no carregamento do navio, apesar das pressões de que foram alvo".
PUB
Autoeuropa recebeu garantia de carregamento de navio
PUB
Os trabalhadores eventuais do porto de Setúbal, que se recusam a apresentar ao trabalho desde o passado dia 05, estão desde 06:00 à entrada do terminal de embarque de automóveis do porto de Setúbal, em protesto contra o carregamento de um navio com viaturas produzidas na fábrica da Autoeuropa em Palmela.
Dezenas de estivadores que permaneciam sentados no chão a bloquear a passagem do autocarro, sob vigilância atenta da PSP, começaram já a ser retirados, um a um, pelos elementos da polícia, depois de serem inicialmente afastados os que estavam em pé em protesto por um cordão policial.
PUB
Na quarta-feira, a Autoeuropa disse ter recebido garantias do Governo para a realização de um carregamento de automóveis hoje.
PUB
De acordo com a empresa, o planeamento do navio, que faz parte das escalas regulares para o porto de Emden, na Alemanha, "teve por base a garantia de uma solução para o embarque de veículos dada pelo Governo e pelo operador logístico".
Esta posição fez com que os trabalhadores eventuais do porto de Setúbal, em luta por um contrato colectivo de trabalho, agendassem uma concentração para hoje, em protesto contra o carregamento deste navio com estivadores contratados para os substituírem.
PUB
Junto ao porto de Setúbal está montado, desde o início da manhã de hoje, um forte dispositivo policial com dezenas de elementos na Unidade Especial de Polícia e da brigada de intervenção rápida da PSP.
(notícia actualizada às 9:37 com últimos desenvolvimentos. Título alterado)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Estivadores Porto de Setúbal Autoeuropa Operestiva Setulsete António MarianoAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda