Impresa paga 152 milhões para controlar 100% da SIC (act)
A Impresa SGPS vai pagar 152,49 milhões de euros para controlar 100% do capital social e dos direitos de voto da SIC – Sociedade Independente de Comunicação, até agora detida em 51% pelo grupo liderado por Pinto Balsemão, anunciou hoje a empresa em dois comunicados distintos.
A empresa de media informou que a sua participada Cinforma acordou na aquisição de uma participação directa e indirecta de 41,366% do capital da SIC. Essa participação envolve a compra da posição do Banco BPI, que tinha comprado a parte do capital que pertencia à rede Globo e da sociedade Solo, que também é do banco português.
PUB
Directamente, o banco vende 1.382.108 acções da SIC e indirectamente, através da Solo, aliena os restantes 1.101.922 títulos. O BPI tinha reforçado a sua posição no capital da SIC em Novembro do ano passado, comprando os 15% detidos pelos brasileiros da Globo por um total de 20 milhões de euros.
O montante da operação «é de 128.741.210,56 euros e será totalmente financiado através de um empréstimo bancário de médio/longo prazo», avança o grupo em comunicado. Em Setembro, a dívida da Impresa totalizava cerca de 100 milhões de euros.
O negócio está dependente das autorizações da Autoridade da Concorrência.
PUB
Com esta operação, o grupo Impresa passou a deter 92,366% do capital da rede de televisão.
Balsemão deixa capital da SIC
Balsemão deixa capital da SIC
PUB
Em simultâneo, a Impresa anuncia também, tal como já estava igualmente previsto, que os accionistas minoritários também venderam as suas participações no capital da SIC.
Desta forma, os outros accionistas fundadores – Mogope, Porto Editora e Francisco Pinto Balsemão – venderam no seu conjunto os restantes 7,634%. Com isto, a Impresa fica a deter a totalidade do capital da SIC.
A nota da empresa revela que o conjunto das posições envolveu um montante de 23.758.789,44 euros.
PUB
A Mogope era titular de 5,647%, a Porto Editora de 1%, e o próprio Pinto Balsemão, presidente da Impresa, detinha 0,925% do capital da Impresa.
Esta operação também será financiada através de empréstimo bancário e também está dependente das autorizações da Autoridade da Concorrência.
Compra abaixo da estimativa de analistas
PUB
Compra abaixo da estimativa de analistas
Os analistas do Millennium BCP Investimento esperavam que o grupo Impresa despendesse um total de 205 milhões de euros pela compra dos restantes 49% do capital da SIC que ainda não detinha.
As duas operações implicaram gastos de 152,5 milhões de euros, abaixo do valor esperado por aqueles especialistas.
PUB
Em nome da liberdade
Censurar cartazes? Não, obrigado
Também tenho direito a hino!
Mais lidas
O Negócios recomenda