KuantoKusta assina carta aberta à Comissão Europeia contra favorecimento da Google
A tecnológica KuantoKusta revelou esta segunda-feira ter-se juntado a outros 43 serviços de comparação de preços na Europa e assinado uma carta aberta à Comissão Europeia pedindo medidas contra o favorecimento da Google Shopping nas páginas de resultados de pesquisa.
PUB
A carta aberta surge na sequência da entrada em vigor da Lei dos Mercados Digitais, no início de outubro deste ano, e, através dela, a "coligação de empresas que operam em todo o Espaço Económico Europeu pretende alertar a Comissão Europeia para a necessidade de impor à Google a proibição de preferência do seu serviço Google Shopping dentro das páginas de resultados de pesquisa geral", esclarece o comparador de preços Kuantokusta em comunicado.
Além disso, esclarece que a carta aberta tem como objetivo "garantir transparência e isenção" na informação de pesquisa apresentada aos consumidores.
PUB
Em 2017, pela primeira vez, a Comissão Europeia impôs esta proibição, aquando da decisão sobre a concorrência do Google Search (Shopping). No entanto, até agora, a Google não implementou tal decisão, lamenta a empresa tecnológica.
A Lei dos Mercados Digitais contém agora uma proibição equivalente, "ainda mais explícita, para os motores de busca que incorporam serviços de pesquisa especializados", como o Google Shopping, nas suas páginas gerais de resultados de pesquisa.
PUB
Nesse sentido, a carta aberta incentiva a Comissão Europeia a "passar das palavras aos atos" e a fazer com que a aplicação da decisão sobre a proibição seja uma "prioridade máxima".
O KuantoKusta, que diz ser o único comparador de preços em Portugal a assinar a carta aberta, tem criticado a forma como o Google favorece o seu serviço de comparação Google Shopping.
O presidente executivo do KuantoKusta, Paulo Pimenta, citado no comunicado, considera que "o favorecimento das unidades comerciais da Google desvia a atenção dos utilizadores dos serviços de comparação mais relevantes, em benefício do serviço da Google".
PUB
E prossegue: "Uma vez que acreditamos nos benefícios de serviços de comparação genuínos e isentos para as decisões de compra dos consumidores, apelamos ao fim da posição dominante abusiva da Google no posicionamento do próprio serviço".
O comparador de preços KuantoKusta foi fundado em 2005, sendo um dos canais "mais influentes" do comércio eletrónico em Portugal e um dos principais em termos de comparação de preços.
Em 2016, o KuantoKusta desenvolveu o PriceBench, uma ferramenta especializada na recolha de dados, que contribui para que o lojista tenha uma gestão de preços mais inteligente.
PUB
No final de 2018, passa a ser também um 'marketplace', que tem como objetivo trazer "simplicidade e segurança" nas compras 'online' dos seus utilizadores, sendo que atualmente é um dos maiores 'marketplaces' portugueses.
Em 2020 cria a Kargo, uma plataforma de gestão inteligente de transportes que tem como objetivo revolucionar o envio de encomendas.
No ano seguinte, o KuantoKusta alcança as 70 milhões de visitas e mais de 2,5 milhões de produtos inseridos em 16 áreas diferentes, contando também com 1.300 lojas parceiras.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais KuantoKusta Europa Comissão Europeia Google Shopping Portugal economia negócios e finanças tecnologias de informação Informação sobre empresasMais lidas
O Negócios recomenda