Lordstown Motors pede proteção contra credores. Ações afundam no "pre-market"
A fabricante norte-americana de veículos elétricos Lordstown Motors entrou, esta terça-feira, com um pedido de proteção contra credores, ao abrigo do capítulo 11 da lei de falência dos EUA. Além disso, também vai processar a Foxconn, fabricante de "chips" com sede em Taiwan com quem tinha uma parceria, por "danos materiais irreparáveis".
PUB
A empresa de veículos elétricos além de ter avançado com um pedido de proteção contra credores, também anunciou a venda do seu modelo Endurance. "Em consequência dos danos materiais e irreparáveis da Foxconn, a Lordstown está a iniciar um processo de venda dos direitos de produção do seu modelo Endurance e dos respetivos ativos", disse num comunicado. A empresa defende que o Endurance será uma oportunidade interessante para um fabricante automóvel interessado no mercado de veículos elétricos nos Estados Unidos.
Numa queixa apresentada no tribunal de falências, a Lordstown acusou a fabricante de "chips" de conduta fraudulenta e que tinha quebrado uma série de promessas, por não cumprir um acordo para investir até 170 milhões de dólares na fabricante de veículos elétricos. "Apesar dos nossos melhores esforços e do nosso compromisso sincero para com a parceria, a Foxconn falhou deliberada e repetidamente a execução da estratégia acordada, deixando-nos com o capítulo 11 como única opção viável", afirmou o CEO da Lordstown, Edward Hightower, num comunicado. "Iremos prosseguir vigorosamente as nossas ações judiciais contra a Foxconn em conformidade."
"Apesar dos nossos melhores esforços e do nosso compromisso sincero para com a parceria, a Foxconn falhou deliberada e repetidamente a execução da estratégia acordada, deixando-nos com o capítulo 11 como única opção viável", afirmou o CEO da Lordstown, Edward Hightower, num comunicado. "Iremos prosseguir vigorosamente as nossas ações judiciais contra a Foxconn em conformidade."
PUB
As ações da fabricante automóvel afundam 57,69%, para 1,17 dólares, no "pre-market".
Saber mais sobre...
Saber mais falência EUA Lordstown Motors Taiwan EUA Foxconn bancarrota proteção contra credoresNão matem o mensageiro
E exposições com fotos do Irão?
Mais lidas
O Negócios recomenda