Neuralink implantou primeiro chip cerebral, diz Musk

O objetivo é que, através do pensamento, pacientes que não se conseguem mexer, possam controlar aparelhos como telemóveis e computadores.
elon musk
Gonzalo Fuentes/Reuters
Inês Santinhos Gonçalves 30 de Janeiro de 2024 às 12:22

Elon Musk diz que a sua empresa Neuralink já implantou, com sucesso, um chip cerebral num primeiro paciente humano.

Numa publicação da rede X (antigo Twiiter), Musk disse que o paciente está a recuperar bem e que os primeiros resultados do implante são promissores.

PUB

The first human received an implant from @Neuralink yesterday and is recovering well.

Initial results show promising neuron spike detection.

PUB

PUB

De acordo com Musk, o primeiro produto da Neuralink vai chamar-se Telepathy e vai permitir "controlo do telefone ou computador, e através deles de quase qualquer aparelho, apenas através do pensamento" - isto para pessoas que não se consigam mexer. "Imaginem se Stephen Hawking pudessem comunicar mais rápido que um datilógrafo ou leiloeiro. Esse é o objetivo", explicou no X.

PUB

Outras empresas já desenvolveram este tipo de aparelho, como a École Polytechnique Fédérale in Lausanne (EPFL), na Suíça, lembra a BBC. A EPFL conseguiu que um homem paralisado andasse usando apenas o pensamento, através de implantes colocados no cérebro e na coluna que permitiram a comunicação entre os pensamentos do paciente e as suas pernas e pés.

PUB

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Empresas Elon Musk Neuralink
Pub
Pub
Pub