Plantações de canábis medicinal mais do que duplicam em Portugal
Mais do que duplicou o número de plantações de canábis medicinal em Portugal, três anos depois de ter chegado a aprovação do consumo de canábis para esse fim. Por enquanto, existe apenas um produto no mercado - a flor seca da Tilray -, mas o Infarmed está a analisar mais dois pedidos de comercialização, avança o Jornal de Notícias, esta quinta-feira, 5 de agosto.
PUB
Em janeiro do ano passado, havia cinco plantações de canábis medicinais no país. Atualmente, são 12, de acordo com a Autoridade Nacional do Medicamento, citada pelo jornal.
O negócio da plantação e produção continua a ser atrativo, mas não a sua comercialização. Segundo a publicação, apesar de a flor seca da Tilray ser recomendada para sete das oito indicações terapêuticas da canábis medicinal, há um produto mais abrangente e que é sobretudo para doentes oncológicos ou com epilepsia que ainda não está disponível no mercado nacional: o óleo de canábis.
PUB
O processo de aprovação da comercialização no país não tem sido fácil. O Infarmed revelou ao mesmo jornal que foram invalidados quatro pedidos. Dois ainda estão ainda em análise. Em breve, a Tilray vai entrar com um pedido de comercialização de mais produtos, sendo um deles o óleo de canábis.
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda