Portuense eleito CEO mundial de relações públicas
Tem 48 anos e é co-fundador e CEO, desde 2004, da agência de comunicação e multipremiada Central de Informação, que tem sede no Porto.
PUB
Licenciado em Comunicação Social e a terminar um MBA na Universidade Católica, Rodrigo Viana de Freitas foi vice-presidente da APECOM (Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas), entre 2015 e 2021, e membro do júri em diversos festivais internacionais como Cannes Lions ou Stevie Awards.
PUB
Entretanto, depois de ter sido "chairman" não executivo da International Public Relations Network (IPRN), entre 2019 e 2021, tendo organizado a reunião mundial em Lisboa no final do ano passado, Rodrigo Viana de Freitas assume, agora, a presidência executiva desta rede global.
Freitas chega assim à posição mais alta da IPRN, que é uma das maiores redes de agências de relações públicas independentes, que foi criada há 25 anos e tem presença mundial nos cinco continentes, com cerca de 50 agências.
PUB
A eleição decorreu esta semana em Cartagena, na Colômbia, durante a reunião geral anual da IPRN, tendo Rodrigo Viana de Freitas "sido eleito por unanimidade para um mandato executivo de três anos, renovável por mais três", anuncia a Central de Informação, em comunicado.
O português, que sucede ao espanhol Luis Gonzáles, que era presidente desde 2016, conta com o apoio consultivo de um "board" composto por CEO’s de agências membro dos Estados Unidos, Porto Rico, Colômbia, Brasil, Espanha, Alemanha e Arábia Saudita.
PUB
O principal objectivo do novo CEO da IPRN "é o de reforçar o capital reputacional da rede, através de um plano de parcerias e de novos conteúdos e ferramentas, para, com isso, alargar a representação em todas as geografias e atrair novos clientes internacionais para os membros".
PUB
Fundada em 1995, a IPRN está presente em 105 cidades e 41 países, cobrindo os mercados da América do Norte e do Sul, Europa Ocidental e Oriental, Médio Oriente, África, Extremo Oriente e Austrália. Representa, ainda, todos os setores da indústria.
De acordo com a Central de Informação, a IPRN representa um volume de faturação acumulado que ronda os 500 milhões de dólares, tendo mais de sete mil colaboradores distribuídos pelas várias agências e um total de quatro mil clientes ativos.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais rodrigo viana de freitas central de informação iprn relações públicasMais lidas
O Negócios recomenda