Preços na produção industrial registam ligeira quebra
O índice de preços na produção industrial passou em janeiro de um ligeiro aumento para uma ligeira quebra de 0,3% em termos homólogos, que o Instituto Nacional de Estatística explica com a redução do preço do azeite.
PUB
Os bens de consumo e intermédios deram um contributo negativo devido a uma diminuição de -3% e -0,5% nos preços (que comparam com ligeiros aumentos no mês anterior).
"Note-se que a redução de preço dos bens de consumo deveu-se em exclusivo aos bens não duradouros, refletindo sobretudo a diminuição acentuada dos preços da produção de azeite", diz o INE.
PUB
Excluindo a Energia, "os preços da produção industrial passaram de um crescimento de 0,5% para uma diminuição de 1,2%, em janeiro de 2025".
PUB
Já os bens de investimento e energia abrandaram para um crescimento de 1,2% e 4,2% em janeiro.
PUB
Na variação em cadeia também se passou de um aumento para uma quebra, com os preços a recuarem 1,5% em janeiro (contra a subida de 0,4% no mesmo período do ano anterior).
Os bens de consumo deram o contributo "mais intenso" para a variação agregada, mas a energia e os bens intermédios também registaram reduções de 3,1% e de 1%.
Mais lidas
O Negócios recomenda