Sócia da Aquapor na dessalinizadora do Algarve vai mudar de donos
A Taqa, com sede em Abu Dhabi, anunciou ter fechado um acordo para a compra dos espanhóis da GS Inima, parceiros da Aquapor na "joint-venture" que venceu o concurso público para a construção da dessalinizadora do Algarve por 107,92 milhões de euros.
PUB
Em comunicado, divulgado esta segunda-feira, a empresa dos Emirados Árabes Unidos, uma das maiores do mundo na área das "utilities", informa que o acordo prevê a aquisição de 100% da GS Inima, que pertencem à multinacional coreana GS E&C, descrita como "uma das mais importantes empresas de dessalinização no mercado mundial".
Com sede em Madrid, a GS Inima tem meia centena de projetos ativos, incluindo aproximadamente 30 parcerias público-privadas (PPPs) de longo prazo, num portefólio que abrange a dessalinização e o tratamento de água (incluindo tecnologias de tratamento de água industrial e efluentes).
Segundo a Taqa, a aquisição, avaliada em aproximadamente 1,2 mil milhões de dólares (1,02 mil milhões de euros ao câmbio atual), permitir-lhe-á "acelerar significativamente a estratégia internacional de crescimento do segmento da água do Grupo".
PUB
A transação carece ainda de luz verde das autoridades regulatórias entre outras, com a Taqa a antecipar que seja fechada em 2026.
É, aliás, para esse ano que está prevista a conclusão da primeira estação de dessalinização em Portugal Continental, que vai nascer em Albufeira.
A infraestrutura vai oferecer, numa fase inicial, uma capacidade de conversão de água do mar em água potável de 16 milhões de metros cúbicos, mas está a ser projetada para ter capacidade para "tratar até três vezes mais, ou seja, chegar até aos 24 milhões de metros cúbicos.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Informática e tecnologias de informação Tecnologia e engenharia Projetos de infraestrutura Empresas Algarve GS TaqaMais lidas
O Negócios recomenda