Twitter vai cobrar nova taxa por ferramenta usada por socorristas
A ferramenta, conhecida como API, é usada por milhares de voluntários de organizações sem fins lucrativos, e outros como investigadores, para analisar os dados do Twitter, na busca de pedidos de ajuda, inclusive de pessoas presas em prédios desabados, e ligar pessoas com organizações de resgate.
PUB
"Isso [a API] não é apenas para os esforços de resgate que, infelizmente, estamos a chegar ao fim, mas também para o planeamento logístico, já que as pessoas vão ao Twitter para transmitir as suas necessidades", disse Sedat Kapanoglu, fundador da Eksi Sozluk, a plataforma social mais popular da Turquia, que tem aconselhado voluntários nos seus esforços de resgate.
Sedat Kapanoglu adiantou que centenas de "bons samaritanos" estão a distribuir as suas próprias chaves de acesso à 'API premium' pagas (o Twitter já oferecia uma versão paga com mais recursos), para uso nos esforços de resgate, mas lembrou que isso não é "sustentável ou o caminho certo", e que pode até ser contra as regras do Twitter.
PUB
Segunda-feira era o prazo que o Twitter tinha definido para encerrar o acesso gratuito à API, um desafio adicional para os socorristas na Turquia, que, segundo a Associated Press, estão a trabalhar sem parar para aproveitar este sistema aberto e exclusivo do Twitter.
Contudo, a empresa anunciou que decidiu adiar "mais alguns dias" o início dessa cobrança de 100 dólares mensais.
PUB
There has been an immense amount of enthusiasm for the upcoming changes with Twitter API. As part of our efforts to create an optimal experience for the developer community, we will be delaying the launch of our new API platform by a few more days.
PUB
More information to follow… https://t.co/FUZcwJqf9p
Mais lidas
O Negócios recomenda