Uber também faz safaris e aponta a mercado de 4,3 mil milhões de dólares

O novo serviço permite reservar passeios de três horas com guias locais e veículos licenciados, no Quénia, abrindo também novas fontes de rendimento para operadores turísticos locais.
Uber lança serviço Safari no Quénia, explorando o Nairobi National Park com guias e veículos licenciados
Steffen Trumpf / picture-alliance / dpa / AP Images
João Silva Jesus 19:00

A Uber estreou esta semana no Quénia um novo serviço que leva os utilizadores a explorar o Nairobi National Park, o único parque selvagem do mundo situado dentro de uma capital. A iniciativa, chamada Uber Safari, foi anunciada no âmbito da celebração dos dez anos da empresa no país e marca a entrada da tecnológica norte-americana no mercado do turismo de natureza queniano.

A Uber pretende captar parte dos 4,3 mil milhões de dólares anuais que o setor do turismo gera no país, ao apostar tanto em visitantes locais como em viajantes de negócios que procuram experiências rápidas durante estadias curtas em Nairobi, de acordo com a .

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O serviço permite reservar, através da aplicação, safaris de três horas durante o dia ou à noite, com guias credenciados e veículos operados por empresas de turismo autorizadas. De acordo com a publicação queniana Citizen Digital, as tarifas começam nos 25 mil xelins quenianos (cerca de 195 euros) para passeios diurnos, com capacidade para sete pessoas, e chegam aos 40 mil xelins (cerca de 310 euros) à noite, limitados a cinco passageiros. Estes valores incluem viatura, motorista e guarda florestal nos “tours” noturnos, mas não as taxas de entrada individuais no parque.

A Uber destaca que a novidade cria novas fontes de rendimento para operadores turísticos registados, que podem associar os seus veículos à plataforma e beneficiar do alcance da aplicação. A empresa garante que só em 2023 gerou 14,1 mil milhões de xelins (109 milhões de dólares) para a economia queniana, com cerca de 20% desse valor ligado ao turismo.

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O projeto envolve ainda o Ministério do Turismo do Quénia, o Kenya Wildlife Service, a Autoridade Reguladora do Turismo e parceiros locais, reforçando a digitalização da oferta turística. “O turismo tem um peso vital na economia do Quénia e com o Uber Safari estamos a criar novas formas de ligar as pessoas à vida selvagem enquanto abrimos oportunidades para operadores”, disse à Citizen Digital o diretor-geral da Uber para a África Oriental, Imran Manji.

A escolha de Nairobi relaciona-se com a singularidade da cidade, onde a vida urbana e a natureza selvagem coexistem lado a lado. O turismo representa 10,4% do PIB e 5,5% do emprego formal do país. Depois de ter testado a ideia em 2023, na Cidade do Cabo, em África do Sul, a Uber aposta agora no Quénia, tirando partido da rara proximidade entre uma capital africana e um parque natural.

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