Domingos Névoa compra negócio da SGS Car
Nascido na aldeia de Rio Caldo, concelho de Terras de
Bouro, Domingos Névoa tinha 15 anos quando emigrou para França, país que o
voltou a acolheu depois de ter sido expulso do Canadá, para onde tinha rumado
com 20 anos.
Combateu na guerra do Ultramar, em Moçambique, tendo regressado a Portugal três meses depois do 25 de Abril.
PUB
Tornou-se empresário da construção civil, mas foi em 1981, quando criou a construtora Rodrigues & Névoa com o sócio Manuel Rodrigues, que arrancou para a construção de um império empresarial.
A dupla minhota de empresários fundou, entre muitos outras empresas, a gigante gestora de parques de estacionamento Bragaparques.
PUB
Entretanto, os dois amigos zangaram-se, tendo o divórcio gerado uma chuva de processos judiciais. Império dividido, cada um seguiu o seu caminho.
Domingos criou o Grupo Névoa, que conta no seu portefólio com uma paleta diversificada de negócios, incluindo a construção e promoção imobiliária, hotelaria, participações na Bragaparques e em empresas de serviços de tratamento e gestão de águas e resíduos e limpeza urbana, como a Agere e a Braval, contando também com uma dezena de centros comerciais.
Durante a pandemia de covid-19, em pouco mais de dois anos, Névoa tornou-se um dos grandes operadores de centros comerciais em Portugal, tendo adquirido o Shopping Cidade do Porto – à Teixeira Duarte, por 28 milhões de euros -, o Campera Outlet Shopping (no Carregado) e o Ferrara Plaza (em Paços de Ferreira) a um fundo do Novo Banco, o Braga Parque, o Darque Retail Park (em Viana do Castelo), o Beja Retail Park, o Mira Maia Shopping, o Braga Retail Center e os portuenses Passeio dos Clérigos e Campos S. João Galeria Comercial.
PUB
O Grupo Névoa tem ainda uma forte presença no setor automóvel (através da Carclasse, Expofor e Stern - Rent-a-car) em Barcelos, Braga, Famalicão, Guimarães, Viana do Castelo, Lisboa, Beja, Évora, Faro, Portimão, Oeiras, Almada e Setúbal.
E é precisamente nesta última região que o Grupo Névoa está a reforçar a sua presença.
PUB
Depois de, em fevereiro passado, ter notificado a Autoridade da Concorrência da compra à SGC Car do concessionário dedicado à Volvo localizado em Palmela, notificou agora a reguladora da aquisição “da universalidade de bens do estabelecimento comercial sito na Quinta Tomé Dias, E.N. 252 Miraventos, Palmela, distrito de Setúbal, atualmente da SGS Car – Sociedade de Comércio de Automóveis, Lda. (Unidade de Negócio SGS Car)”.
A operação inclui “concessão da marca Ford, com base na qual se comercializa automóveis novos ligeiros, seminovos/usados e peças e acessórios para os mesmos e se presta serviços de reparação e manutenção de automóveis”, lê-se no anúncio da Autoridade da Concorrência.
Entretanto, desde q de julho que o grupo Motorpor, que já representava as marcas Renault e Dacia no distrito de Setúbal, “assume a representação de várias marcas anteriormente geridas pela SGS Car nas cidades de Almada, Montijo e Palmela, consolidando a sua posição como um dos principais operadores multimarcas em Portugal”, enfatiza a empresa, em comunicado publicado no seu site.
PUB
“Com esta operação, entram para o portefólio da Motorpor 13 novas marcas, entre as quais Abarth, Alfa Romeo, Fiat, Fuso, Jeep, Isuzu, Kia, KGM, Mitsubishi, Mazda e Maxus, até agora representadas pela SGS Car no distrito de Setúbal. A estas juntam-se ainda as insígnias MG, em Palmela, e Opel, em Almada”, aponta.
“Ao todo, a Motorpor passa a representar um total de 18 marcas de viaturas novas em território nacional”, remata.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Serviços de limpeza Resíduos Automóvel Construção civil Braga Bragaparques Setúbal Beja Portugal Futebol Clube Paços de Ferreira novobanco Teixeira DuarteMais lidas
O Negócios recomenda