Elétricos e híbridos "plug-in" valem mais de metade das vendas de 18 marcas em Portugal

No ano passado as vendas de ligeiros de passageiros totalmente elétricos dispararam cerca de 95%, enquanto a dos híbridos "plug-in" cresceram 62,6%. Estes segmentos superaram largamente o desempenho do mercado total, que registou um acréscimo de 24,4%. Já são 18 as marcas em que estes veículos representam mais de metade das entregas em Portugal.
1/18
Pedro Curvelo 14 de Janeiro de 2024 às 11:00

Com os carros elétricos e híbridos "plug-in" a apresentarem um dinamismo muito superior ao do mercado, o seu peso no portefólio de vendas das diversas fabricantes tem vindo a aumentar. Contas feitas, no ano passado foram 18 as marcas em que estes veículos representaram mais de metade das matrículas no mercado nacional.

PUB

À cabeça surgem as marcas que apenas comercializam veículos elétricos: Tesla, BYD, Smart, Polestar, Aiways, Maxus e Nio. Convém, no entanto, sublinhar que enquanto a Tesla fechou o ano com um recorde de 9.329 unidades entregues, o que lhe valeu o oitavo lugar entre as marcas mais populares em Portugal, a chinesa Nio apenas matriculou um veículo. 

A também chinesa BYD, contudo, fechou o ano de estreia em Portugal com 450 veículos entregues, enquanto a Smart e a Polestar matricularam 404 e 295 unidades, respetivamente.

PUB

Entre as fabricantes que mais vendem em Portugal - além da Tesla - a BMW e a Mercedes-Benz (5.ª e 3.ª marcas mais vendidas, respetivamente) são as únicas do Top 10 em que os eletrificados representam mais de metade das vendas. Em ambos os casos, os híbridos "plug-in" pesam mais do que os carros elétricos, mas a diferença é menor na BMW (3.480 elétricos e 4.955 "plug-in") do que na Mercedes-Benz, onde os "plug-in" somaram 5.916 unidades e os elétricos 2.408.

Esta tendência é comum à Volvo, onde os eletrificados representaram mais de 82% das vendas no mercado português, sendo o peso dos "plug-in" de 55,9%.

Ainda com os eletrificados a valerem mais de 80% das vendas surgem a Land Rover (88,8%) - exclusivamente graças a híbridos "plug-in" -, a Jaguar e a MG.

PUB

DS, Jeep, Lexus, Cupra e Porsche são as restantes marcas em que os eletrificados pesaram mais do que 50% nas vendas.

A Peugeot, líder do mercado nacional, apresenta um peso de 23% de eletrificados no total de carros matriculados em 2023, enquanto a vice-líder Renault conta com uma fatia de apenas 13,8% dos eletrificados no conjunto das vendas. 

Pub
Pub
Pub