PSA avisa que fábrica de Mangualde está em risco de fechar devido às portagens

A marca francesa alerta que pode sair de Portugal, se não houver mudanças nas classificações das portagens.
PSA avisa que fábrica de Mangualde está em risco de fechar devido às portagens
André Cabrita-Mendes 08 de Fevereiro de 2018 às 13:00

A PSA veio a público avisar que a fábrica de Mangualde corre o risco de fechar, se as regras de classificação de portagens em Portugal não forem alteradas pelas concessionárias.

PUB

 

A fábrica vai começar a produzir este ano o projecto K9, que representa modelos de três marcas: Peugeot, Citröen e Opel. Mas ao contrário dos actuais modelos produzidos em Mangualde - o Citröen Berlingo e a Peugeot Partner - que pagam classe 1, os novos modelos vão pagar classe 2 nas portagens.

PUB

 

O líder da PSA Portugal, Alfredo Amaral, avisou que a não alteração nas classificações das portagens vai ter um "impacto sobre o emprego no curto prazo, é inevitável".

PUB

 

Já no médio prazo, se nada mudar, "isso porá em causa a continuidade da nossa presença", disse o director-geral da PSA Portugal esta quinta-feira, 8 de Fevereiro.

PUB

 

Questionado sobre se o investimento da PSA está em risco, Alfredo Amaral respondeu afirmativamente, apontado que a produção existente em Mangualde poderia ser acomodada pelas três fábricas da marca em Espanha ou pela fábrica que está a ser construída em Marrocos.

 

PUB

Num encontro com jornalistas, o responsável explicou que a fábrica de Mangualde poderá produzir 100 mil dos novos modelos em 2019, dos quais 20 mil destinam-se ao mercado nacional.

A produtora automóvel francesa disse que começou a tratar deste dossiê durante o Governo anterior e que agora tem mantido contactos directos com o Governo. A PSA já se reuniu tanto com o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, como com o primeiro-ministro, António Costa, para alertar estes decisores políticos sobre esta questão. 

Em 2016 foi criado um grupo de trabalho que juntou o Governo, concessionárias de auto-estradas e o Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Depois destes encontros, está a ter lugar uma "negociação com as concessionárias de auto-estrada".

PUB

"Estamos todos à espera que se produza alguns resultados de uma forma rápida", afirmou Alfredo Amaral sobre as reuniões entre o Governo e as empresas que gerem as auto-estradas.

Saber mais sobre...
Saber mais PSA Portugal Alfredo Amaral Citröen Peugeot
Pub
Pub
Pub