Scania multada em 880 milhões por cartel nos camiões
O cartel que a Comissão Europeia detectou no fabrico de camiões continua a fazer vítimas. Agora foi a Scania a ser alvo de uma coima de 880 milhões de euros.
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A unidade da Volkswagen não se mostrou disponível para chegar a acordo com a investigação que Bruxelas anunciou em Julho de 2016, pelo que só agora foi fixada a coima a pagar pela companhia.
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No ano passado, as entidades reguladoras europeias tinham aplicado uma coima de 2,9 mil milhões de euros a quatro fabricantes de camiões - Volvo/Renault, Daimler, Iveco e DAF – alegando a violação das regras de concorrência.
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A coima a estas quatro empresas foi a maior de sempre aplicada a um cartel, sendo que o valor total sobe agora para 3,78 mil milhões de euros. A Daimler foi alvo da coima de maior montante (mil milhões de euros), ficando agora a Scania em segundo.
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As cinco empresas são acusadas de, ao longo de 14 anos, terem combinado entre si os preços de venda de camiões no mercado, a altura em que cada uma das empresas introduziria as tecnologias para reduzir as emissões de gases, e passarem para os consumidores os custos dessas novas tecnologias.
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A cartelização que durou entre 1997 e 2011, foi sendo tratada por gestores de topo das empresas, muitas vezes à margem de feiras ou outros eventos, diz Bruxelas.
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A MAN, que deu a conhecer o cartel, não paga qualquer multa, que, de outro modo, poderia ascender a 1,2 mil milhões de euros.
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