Tesla "estaciona" nova loja no El Corte Inglés de Gaia
A Tesla abriu esta segunda-feira, 5 de Novembro, a primeira loja permanente na zona Norte do país, instalada no piso 0 do El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia. Este é o segundo espaço comercial da marca americana em Portugal, juntando-se ao que está em funcionamento no centro comercial do mesmo grupo, em Lisboa.
PUB
Com uma área exclusiva de exposição de 130 metros quadrados, visitada esta manhã pelo Negócios, a operação nortenha arranca com uma equipa de seis pessoas, que pode acompanhar "test drives" e demonstrações, e vai estar disponível no mesmo horário do shopping, entre as 10h e as 22h. E também a poucos metros do local onde, de 21 de Abril a 3 de Junho deste ano, esteve a testar o mercado com uma loja temporária ("pop-up").
PUB
Ao contrário do que acontece na capital portuguesa, onde a Tesla se estreou no ano passado e tem um centro de serviços (oficina) – no Prior Velho, nas imediações do aeroporto Humberto Delgado –, aos clientes desta zona do país vai começar por disponibilizar apenas um "mobile service", em que os técnicos podem ir directamente a casa dos clientes para fazer pequenas reparações, detalhou a fabricante de veículos eléctricos.
PUB
Fora das duas áreas metropolitanas, este Verão instalou lojas temporárias em Braga, junto ao edifício da Câmara, e na região do Algarve, num shopping e também na marina de Vilamoura. A construtora que surpreendeu com lucros no terceiro trimestre não tem uma rede de concessionários, apostando na venda directa aos clientes. Argumenta que assim consegue passar uma mensagem uniforme, assegura a mesma política de preços e ainda aproveita para, sem intermediários, recolher as críticas e sugestões dos automobilistas.
PUB
Estações "super" e carregamentos no destino
PUB
Além de poderem utilizar a rede pública Mobi.e, que conta actualmente com 536 postos, dos quais 58 são de carregamento rápido e passaram a ser pagos a 1 de Novembro, para as viagens mais longas, os carros da Tesla podem também utilizar as cinco estações de super-carregadores já espalhadas por estradas portuguesas. Incluem 44 postos individuais em Alcácer do Sal, Vila Real, Guarda, Fátima e Montemor-o-Novo, prometendo os americanos continuar nos próximos meses a aumentar esta rede que a nível europeu tem cerca de 400 postos.
PUB
Embora sublinhe que o carregamento doméstico é o mais conveniente, a empresa liderada por Elon Musk, que não divulga dados de vendas ou de investimento por país – a nível mundial contabiliza a entrega de 400 mil viaturas – dispõe também neste momento de 107 locais com "destination charging" (carregamento no destino) em Portugal. Uma solução que, numa hora, permite acrescentar 80 quilómetros à autonomia do carro e que resulta de parcerias com hotéis, restaurantes, parques de estacionamento ou centros comerciais.
PUB
Concorrentes aproximam-se no retrovisor
PUB
Enquanto não surge a decisão sobre o local onde instalará a fábrica europeia – há dois finalistas e Portugal está fora dessa corrida –, a empresa prepara-se para enfrentar alguns concorrentes de peso já a partir do próximo ano. É que fabricantes como a Mercedes-Benz, BMW, Porsche e Audi estão a fazer uma forte aposta nos veículos eléctricos com autonomia próxima da oferecida pela Tesla, entrando assim num segmento em que Musk praticamente não tinha concorrência.
PUB
Já à venda desde Abril encontra-se o Jaguar I-pace, o primeiro rival de respeito da Tesla. No início de 2019, chega ao mercado, incluindo a Portugal, o Audi e-tron, um SUV eléctrico de luxo. A Mercedes-Benz apresentou em Setembro o EQC, um SUV 100% eléctrico que deverá chegar ao mercado dos EUA em 2020. Finalmente, a Porsche prepara-se igualmente para lançar o Taycan, um desportivo eléctrico com autonomia de 500 quilómetros.
PUB
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais automóvel tesla gaia el corte inglés porto carros eléctricos mobilidade Elon Musk lisboa braga algarveAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda