Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Chineses da Tencent fazem aposta de 1,6 mil milhões na Tesla

A Tencent, que já esta presente no capital de diversas empresas tecnológicas, comprou 5% do capital da empresa de Elon Musk  

Trumplandia: o país (des)encantado - Em 2017 nascerá um movimento na Califórnia de oposição a Donald Trump e, em 2020, nomes como Elon Musk e Sheryl Sandberg poderão liderar uma aliança contra a administração. A tensão entre ambas as partes trará desafios às acções da Google, do Facebook e da Apple.
Reuters
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 28 de Março de 2017 às 14:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A Tesla anunciou esta terça-feira, 28 de Março, que os chineses da Tencent Holdings investiram 1.777 milhões de dólares (1.636 milhões de euros) na aquisição de 5% do capital da fabricante de automóveis eléctricos.

 

A companhia chinesa, que tem negócios em variados sectores (jogo, entretenimento, cloud computing e banca online) e é mais conhecida devido à aplicação WeChat, passou a deter 8.167.544 acções da Tesla.

 

Segundo o Financial Times, com esta aquisição a Tencent assume o estatuto de quinta maior accionista da Tesla, numa estrutura que é liderada pelo CEO Elon Musk, com 21% do capital. Com posições acima de 3% estão ainda a Fidelity, Baillie Gifford e a T. Rowe Price.

 

As acções da Tesla reagiram em alta a este anúncio, negociando com uma subida de 2,88% para 277,84 dólares, depois da abertura das bolsas norte-americanas.

 

A aposta da Tencent na Tesla surge depois da empresa de Elon Musk ter realizado um aumento de capital de 1,15 mil milhões de dólares, sobretudo para financiar a produção do novo Model 3,que vai ser lançado este ano. 

A Tencent, fundada em 1998 pelo emprendedor Ma Huateng, é uma das maiores companhias tecnológicas da Ásia. Como lembra a Reuters, foi uma das empresas que investiu no arranque do projecto de carros eléctricos Nio, sedeado nos Estados Unidos e ajudou a lançar outras tecnológicas chinesas, como a Future Mobility, que tal como a Nio actua no desenvolvimento de carros eléctricos autónomos. Investiu também na Didi Chuxing, concorrente chinesa da Uber.

Ver comentários
Saber mais Tencent Holdings Tesla WeChat Tencent Elon Musk Model 3
Mais lidas
Outras Notícias