pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Tarifas pesaram 1,3 mil milhões de euros nos custos da Volkswagen no primeiro semestre

A Volkswagen já sentiu o impacto das tarifas de Donald Trump. Sem perspetivas de melhoria face aos resultados do ano passado, fabricante alemã tem de continuar a cortar despesas, num momento em que os principais mercados estão em crise.

Tarifas colocaram pressão nas contas da Volkswagen.
Tarifas colocaram pressão nas contas da Volkswagen. AP
25 de Julho de 2025 às 10:51

As tarifas adicionaram 1,3 mil milhões de euros às contas da Volkswagen. Nos primeiros seis meses, a fabricante alemã viu os seus resultados serem pressionados pelas taxas americanas de 27,5%, levando a que a Volkswagen ajustasse a perspetiva financeira.

"Não podemos presumir que a situação tarifária seja apenas temporária", apontou o CEO da Volkswagen, Oliver Blum, em conferência com os analistas. Para o responsável da fabricante, os impostos de Trump vão continuar a pesar, em vários mil milhões, nos custos deste ano, apelando que a Comissão Europeia chegue a um "resultado equilibrado" com a administração Trump nos próximos dias. 

A fabricante de Wolfsburgo indicou que as despesas de reestruturação e o aumento das vendas de automóvel elétricos, que apresentam margens de lucro mais baixas, também pesaram sobre os resultados dos primeiros seis meses do ano.

A Volkswagen tem estado sob pressão para eliminar custos e aperfeiçoar os automóveis, isto num momento em que os seus três principais mercados lidam com crises económicas. De acordo com a Bloomberg, as taxas de Trump estão a afetar diretamente a Audi e a Porsche, marcas mais dependentes das importações, quando a procura é baixa e existem elevados custos de produção.

A situação na China também não se tem mostrado favorável para a alemã. Com lançamentos atrasados e um nível de produção ainda baixo, a Volkswagen não tem atraído o olhar dos consumidores chineses, que optam por comprar marcas locais.

Estes dados fizeram com que a Volkswagen revisse as suas projeções para o total do ano, depois de apresentar lucros de 6,7 mil milhões de dólares no primeiro semestre do ano, representando uma quebra de 32,8% face ao período homólogo. Neste mesmo período, o grupo vendeu 4,36 milhões de automóveis, com a maioria a concentrar-se na marca Volkswagen, que verificou mesmo um ligeiro aumento.

O grupo estima vir a beneficiar com o abandono dos consumidores à Tesla, estando mesmo a reportar um aumento do número de encomendas. Só nos primeiros seis meses, a Volkswagen recebeu mais 19% de encomendas da Europa Ocidental, impulsionada pelos novos modelos, nomeadamente VW ID.7 Tourer, Cupra Terramar, Audi Q6 e-tron e Porsche 911.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio