Banco do BCP na Polónia obtém lucros acima do esperado

O Bank Millennium obteve lucros de 200,1 milhões de zlótis e a melhor estimativa dos analistas apontava para 198 milhões.
Miguel Baltazar
Nuno Carregueiro 28 de Outubro de 2019 às 07:58

O Bank Millennium, banco polaco controlado em 50,1% pelo Banco Comercial Português, fechou o terceiro trimestre com um resultado líquido de 200,1 milhões de zlótis (46,6 milhões de euros), 15% acima do registado no período homólogo e acima das melhores estimativas dos analistas.

PUB

 

A média das estimativas dos analistas inquiridos pela Bloomberg apontava para lucros de 172 milhões de zlótis, com as previsões a oscilarem entre 137 e 198 milhões de zlótis. Segundo um comunicado do BCP, excluindo itens não recorrentes, o resultado líquido no trimestre foi de 224 milhões de zlótis (52,1 milhões de euros).  

PUB

 

No acumulado dos primeiros nove meses do ano o banco polaco atingiu lucros de 533,8 milhões de zlótis (124,3 milhões de euros), com um impacto líquido de custos e provisões relacionados com a aquisição do Euro Bank de 124 milhões de zlótis (28,9 milhões de euros).

PUB

 

A beneficiar as contas esteve um efeito positivo de 45 milhões de zlótis para a refletir a reavaliação do operador de pagamentos online Blik, no âmbito da entrada da Mastercard no capital.

PUB

 

Em comunicado, o Bank Millennium reafirma que ainda não tem forma de avaliar qual o impacto da deliberação do tribunal de justiça da União Europeia sobre os empréstimos concedidos em francos suíços. Num comunicado citado pela Bloomberg, o banco polaco diz que têm de ser analisadas as sentenças dos bancos polacos, sendo que há ainda o risco das decisões serem favoráveis aos clientes, " o que pode ter um impacto significativo negativo no Millennium".

PUB

 

O Bank Millennium contabilizou uma provisão de 53 milhões de zlótis para fazer face a potenciais perdas relacionadas com indemnizações a clientes, mas num outro caso que não está relacionado com os empréstimos em moeda estrangeira. 

PUB

Na conferência de imprensa para apresentar resultados, Fernando Bicho, administrador financeiro do Bank Millennium, refere que o banco não vê nesta altura necessidade de efetuar mais provisões relacionadas com este caso. A meta de resultados de mil milhões de zlótis de lucros este ano (excluído extraordinários) foi reiterada. 

O CEO Jorge Brás, no mesmo evento, disse que foi muito diminuto o aumento do número de reclamações depois da decisão do tribunal europeu. 

PUB

O valor dos empréstimos concedidos aos clientes que está a ser litigado em tribunal ascendia no final do trimestre a 482 milhões de zlótis, acima dos 456 milhões registados no final de junho.   

 

PUB

Segundo o BCP, os proveitos operacionais do Bank Millennium aumentaram 25%, em termos homólogos, dos quais 12,3% são referentes a crescimento orgânico. A margem financeira aumentou 30%, em linha com o aumento dos custos operacionais. Segundo a Bloomberg, a margem financeira totalizou 687,6 milhões de zlótis, o que ficou abaixo dos 694,3 milhões estimados pelos analistas. O CFO do banco estimou que no quarto trimestre a margem financeira deverá ser similar à do terceiro trimestre. 

  

PUB

O banco polaco registou mais de 3 mil milhões de zlótis (700 milhões de euros) em novos empréstimos de crédito pessoal e à habitação e obteve um crescimento de 17,8% nos depósitos.

(notícia atualizada às 9:55 com mais informação e correção do efeito da reavaliação do Blik, que é positivo e não negativo)

Pub
Pub
Pub