Bancos justificam atrasos no recibo de comissões com questões técnicas
Uma inspecção específica do Banco de Portugal encontrou 29 incumprimentos, num universo de 44 instituições, no que diz respeito ao envio da factura-recibo das comissões, que deveria ter ocorrido até ao final de Janeiro, avançou o Público. A Associação Portuguesa de Bancos (APS) esclareceu que o atraso no envio desta factura estará relacionado com questões técnicas.
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"A implementação desta obrigação legal implicou alterações e desenvolvimentos significativos ao nível dos sistemas dos bancos que terão motivado o atraso referido pelo Banco de Portugal", afirma a APB em comunicado enviado aos jornalistas.
"Seja como for, a APB sublinha que os bancos já informam os seus clientes das comissões e despesas cobradas nos extractos e nas facturas que emitem, estas últimas com cariz fiscal", acrescenta a entidade liderada por Fernando Faria de Oliveira.
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"A fatura-recibo é um documento informativo, de cariz recapitulativo, que visa permitir aos clientes ver agregadas num único documento as comissões e despesas, suportadas no ano anterior, associadas à conta à ordem. Trata-se de um elemento de informação adicional, uma vez que os bancos já disponibilizam aos seus clientes, ao longo do ano, toda a informação respeitante a comissões e despesas cobradas, através dos extractos enviados (em papel ou por e-mail) e via plataformas como o homebanking e as ATM", conclui a associação que representa os bancos nacionais.
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