BCP volta a ter dois representantes do Estado
André Palma Mira David Nunes é o novo administrador não executivo do BCP, representando o Estado no conselho de administração do banco. Este responsável substitui Bernardo de Sá Braamcamp Sobral Sottomayor que foi exonerado, a 26 de Fevereiro, a pedido do próprio, de acordo com a informação que consta no site do BCP.
PUB
O despacho de nomeação foi assinado a 2 de Dezembro pelo secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix e produziu efeitos na data da sua assinatura, segundo o despacho publicado esta sexta-feira, 16 de Dezembro, em Diário da República.
PUB
O Estado tem direito a ter dois representantes no conselho de administração do BCP desde que o banco recorreu aos chamados Cocos – instrumentos convertíveis em acções – para se recapitalizar, em 2012.
PUB
Actualmente o BCP ainda conta com 750 milhões de euros de Cocos, depois de já ter reembolsado a grande parte da ajuda estatal. Em Junho de 2012, o BCP recebeu 3.000 milhões de euros através destes instrumentos, numa altura em que a CGD, o Banif e o BPI também recorreram ao Estado para se recapitalizarem.
Ainda em Novembro, Luís Marques Mendes revelou que o banco liderado por Nuno Amado tenciona reembolsar o Estado até Fevereiro de 2017. Um reembolso que será viabilizado com a entrada da Fosun no capital do banco, através de injecção de capital.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais BCP Nuno Amado André Palma Mira David Nunes Bernardo de Sá Braamcamp Sobral Sottomayor Ricardo Mourinho Félix Cocos CGD Banif BPIMais lidas
O Negócios recomenda