Deputados querem ver proposta de compra de 700 milhões pelo Banif
Os deputados da comissão parlamentar de inquérito pretendem ver documentação relativa à proposta de compra de 700 milhões de euros, apresentada em Maio de 2015 pelo Banif. Uma proposta que não chegou ao conhecimento da comissão de inquérito mas que foi noticiada pelo Público.
PUB
Esta terça-feira, o jornal avançou que um fundo de Hong Kong, designado de Ample, avançou com uma proposta não vinculativa de 700 milhões de euros em Maio de 2015. Além do preço, prometia manter os empregos e balcões. Para efectivar a compra, o fundo pedia a realização de uma "due dilligence", que permitiria ter um conhecimento interno da situação do banco.
A autorização para a diligência não foi dada pela tutela. Em reacção à notícia, Maria Luís Albuquerque referiu que em causa estava apenas uma manifestação de interesse, como outras que foram recebidas, e não uma proposta de aquisição.
PUB
Os deputados não tinham conhecimento desta operação – havia outros candidatos conhecidos, como a Haitong (dona da ex-BESI) –, pelo que Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, pediu que fosse enviado ao Banif um requerimento para que "fizesse chegar a proposta".
A proposta do Bloco de Esquerda mereceu a concordância dos restantes grupos parlamentares.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Banif comissão de inquérito Maria Luís Albuquerque Mariana Mortágua Bloco de EsquerdaO imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda