Julho deve ser data limite para vender Novo Banco
Com o fim do prazo para a formalização das manifestações de interesse do Novo Banco, seguem-se os passos que deverão levar à decisão sobre a venda da instituição que ficou com os activos saudáveis do BES. Saiba quais são as fases que se seguem, de acordo com o caderno de encargos do processo.
PUB
Avaliação dos potenciais compradores
PUB
Com todas as manifestações de interesse na mão, o Banco de Portugal (BdP) tem de avaliar os potenciais compradores, verificando se cumprem os requisitos definidos no caderno de encargos. Antigos accionistas qualificados do BES, por exemplo, não poderão candidatar-se. Os proponentes excluídos serão contactados pelo BdP e terão quatro dias para se pronunciar.
PUB
Apresentação de propostas não vinculativas
Os potenciais compradores formalizaram o interesse e se forem pré-qualificados pelo Banco de Portugal serão convidados a apresentar propostas não vinculativas. Nesta fase, que deve decorrer até ao final de Fevereiro – o calendário ainda não é oficial –, poderá haver interessados a ficar pelo caminho ou haver um processo negocial com os potenciais compradores.
PUB
Entrega de ofertas vinculativas
Depois de terem a possibilidade de fazer uma análise preliminar às contas do Novo Banco, os potenciais compradores seleccionados pelo Banco de Portugal serão chamados a entregar as suas propostas vinculativas, o que poderá acontecer "em uma ou mais rondas sucessivas", de acordo com o caderno de encargos da operação. Também nesta fase pode haver negociação e exclusão de potenciais compradores. As propostas deverão ter de ser entregues no máximo durante Junho.
PUB
Decisão final
Com as ofertas vinculativas na mão, o Banco de Portugal fará a pré-selecção das propostas, podendo desencadear uma fase negocial. Será então tomada a decisão final, que se admite poder ser conhecida até ao final de Julho.
A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda