Lesados do BES ameaçam impugnar venda do Novo Banco
Os lesados do BES ameaçam avançar para tribunal com o objetivo de impedir a venda do Novo Banco.
PUB
Em comunicado, a Associação de Defesa dos Clientes Bancários (ABESD ) informa que "pondera agir judicialmente para impugnar e impedir a venda do Novo Banco pela Lone Star".
O Novo Banco, o Fundo de Resolução e a Lone Star chagaram a acordo para o termo antecipado do acordo, o que abre a porta à distribuição de 1,3 mil milhões de euros em dividendos – incluindo mais de 300 milhões ao Estado - e a alienação da instituição financeira, através de uma dispersão em bolsa ou de uma venda direta.
PUB
O presidente da associação que representa 1.994 lesados, Francisco Carvalho, acusa o Estado de estar "resignado com este desfecho, mas a ABESD não". "Que ética e Estado temos, quando as vítimas continuam sem receber as suas poupanças, mas o mesmo Estado recebe dividendos e um fundo de investimento estrangeiro recebe lucros astronómicos no caso de uma dispersão bolsista?", questiona a ABESD.
"Vamos continuar a defender os interesses das 1.994 pessoas, pequenos depositantes, indivíduos e famílias, financeiramente iletrados e não qualificados, vítimas do BES", promete Francisco Carvalho, indignado com os prometidos dividendos a distribuir ainda antes da venda. "Com 1.300 milhões de euros por distribuir, o Governo português não impõe que saia desse valor 330 milhões para as vítimas não qualificadas do BES? Ainda sobravam 970 milhões de euros", atira.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Banco Espírito Santo Francisco Carvalho Lone Star Novo Banco venda CCA Acordo de Capital ContingenteMais lidas
O Negócios recomenda