Banco Montepio com lucro semestral recorde de 70,7 milhões

O valor representa uma subida de 2,8% em comparação com o período homólogo. Crédito a clientes aumentou 5,6%.
Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio
Vítor Mota
Rui da Rocha Ferreira 01 de Agosto de 2025 às 08:59

O Banco Montepio anunciou nesta sexta-feira de manhã lucros de 70,7 milhões de euros no primeiro semestre, o que representa uma subida de 2,8% em comparação com igual período do ano anterior. Na informação enviada pelo banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), é sublinhado que este valor representa um novo máximo histórico semestral.

O produto bancário, ou seja, a receita gerada pelo banco, situou-se nos 226 milhões de euros entre janeiro e junho. A margem financeira foi de 167,2 milhões de euros e as comissões líquidas de 65,8 milhões. Já os custos operacionais foram de 143 milhões de euros.

PUB

A margem financeira teve uma redução de 15% em comparação com o primeiro semestre de 2024, algo que o Banco Montepio atribui ao "decréscimo dos juros recebidos do crédito a clientes, influenciado pelo efeito da refixação das taxas de juro dos contratos".

A contribuir para o resultado positivo esteve o negócio de crédito, que aumentou 5,6% nos primeiros seis meses do ano para 12.543 milhões de euros. Os depósitos de clientes também aumentaram, na ordem os 9,7%, para 15.590 milhões de euros.

O Banco Montepio informa ainda que teve uma redução de 32% na exposição ao risco imobiliário, situando-se num total de 156 milhões de euros e "representando apenas 0,8% do ativo líquido", lê-se na informação enviada à CMVM.

PUB

(Notícia atualizada às 09:20 horas)

Saber mais sobre...
Saber mais Lucros Crédito e dívida Montepio
Pub
Pub
Pub