Nasceu a comissão que quer "acabar com o diz-que-disse-que-disse" da Caixa
Arrancaram esta terça-feira, 14 de Março, os trabalhos da nova comissão de inquérito à Caixa, desta vez para conhecer os termos da contratação, demissão e saída de António Domingues da presidência da Caixa Geral de Depósitos (CGD). José Pedro Aguiar Branco (na foto), o presidente da comissão de inquérito, afirmou que esta pretende "acabar com o diz-que-disse-que-disse". Antes, Ferro Rodrigues, o presidente da Assembleia da República, afirmou que Aguiar Branco terá um papel "não invejável".
PUB
A comissão de inquérito dá aos deputados poderes especiais para investigar os factos que constam do objecto da comissão. O objectivo é apreciar os termos da contratação de Domingues, a responsabilidade do Governo na gestão da administração da Caixa, e a demissão e saída efectiva de Domingues da liderança do banco público. Factos que terão ocorrido entre Março de 2016, quando começaram os primeiros contactos entre o Governo e Domingues, e Dezembro do mesmo ano, quando o antigo líder da Caixa deixou o banco.
PUB
Ferro Rodrigues deu posse aos deputados da nova comissão de inquérito, defendeu que esta não tinha problemas de constitucionalidade, desejou boa sorte para os trabalhos e a Aguiar Branco, que, considerou, terá um papel "que não é invejável".
Aguiar Branco defendeu a "despartidarização" dos trabalhos da comissão, tendo em conta os "poderes especiais" que os deputados têm numa comissão de inquérito. Esta comissão "tem todas as condições" para produzir a prova de todos os factos e "acabar com o diz-que-disse-que-disse," afirmou.
PUB
Esta comissão de inquérito à Caixa nasceu na sequência do chumbo pela esquerda do acesso às comunicações entre Mário Centeno, o ministro das Finanças, e António Domingues, na primeira comissão sobre a recapitalização do banco público. O acesso ao conteúdo destas comunicações, que terão sido feitas através de SMS, foi pedido pelos partidos da direita que, perante a recusa da esquerda, impuseram a criação de uma segunda comissão sobre a Caixa, mas desta vez centrada apenas nos termos da contratação à saída de António Domingues.
Domingues iniciou as funções de presidente da Caixa a 31 de Agosto, apresentou demissão no final de Novembro e saiu efectivamente do banco um mês depois.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Ferro Rodrigues António Domingues Caixa Geral de Depósitos CGD ministro das Finanças economia negócios e finanças nacionalizações governo (sistema)Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda