PME “esgotam” metade da linha do BPF Invest Export em três semanas
Está a registar-se uma forte procura das Pequenas e Médias Empresas (PME) à linha do BPF Invest Export. Apenas três semanas após o lançamento, o Banco Português de Fomento revela que cerca de metade do valor disponível para apoiar estas empresas em projetos para a exportação já está “prometida”.
Na apresentação da atividade nos primeiros seis meses do ano, a entidade liderada por Gonçalo Regalado revelou que está a assistir-se a uma forte procura pela linha BPF Invest Export, que faz parte do Programa Reforçar, com o qual o Governo procurou responder às tarifas de Trump.
PUB
O Banco Português de Fomento revela que foram registadas quase duas mil candidaturas a estas garantias, sendo esta procura reflexo também da estratégia de envio de candidaturas pré-aprovadas às empresas.
O valor total das candidaturas já recebidas ascende a 1.069 milhões de euros, o que representa cerca de metade do montante total disponível para as PME.
PUB
A linha tem um montante global de 3,5 mil milhões de euros, sendo que 2,1 mil milhões estão reservados para as PME, ficando o remanescente para as grandes empresas. Contudo, esta “fatia” das grandes empresas continua por ser aprovada.
Uma das razões para o maior apetite das PME por esta linha de garantias é o facto de dos 3,5 mil milhões existirem 400 milhões de euros que serão atribuídos às empresas como subvenção.
Saber mais sobre...
Saber mais Exportações Tarifas Pequena e média empresa Empresas Banco Português de Fomento ExportAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda