Santander rejeitou oferta de 13 mil milhões do NatWest pela unidade no Reino Unido

O banco britânico terá abordado a instituição financeira liderada por Ana Botín este ano com uma oferta para comprar o negócio do Santander no Reino Unido.
AP
Pedro Curvelo 09 de Maio de 2025 às 17:50

O britânico NatWest viu o Santander rejeitar uma oferta de 11 mil milhões de libras (13 mil milhões de euros ao câmbio atual) pelo negócio de retalho do banco espanhol no Reino Unido, avança esta sexta-feira o Financial Times.

O jornal, que cita fontes conhecedoras do dossier, refere que a oferta foi considerada demasiado baixa pelo banco liderado por Ana Botín.

PUB

As negociações sobre a operação já terminaram, acrescentam as mesmas fontes.

O Santander encontra-se num processo de mudança estratégica, apostando no continente americano, em particular nos EUA, em detrimento da Europa, o que gerou especulação sobre a venda de ativos do banco espanhol em vários mercados do Velho Continente.

Esta semana, o banco espanhol fechou um acordo com o austríaco Erste para vender 49% da sua unidade polaca por 6.800 milhões de euros.

PUB

Caso a proposta do NatWest tivesse sido aceite, este seria a maior aquisição de um banco no Reino Unido desde a crise financeira de 2008.

Uma porta-voz do Santander disse ao Financial Times que "a unidade do Reino Unido não está à venda e é parte fundamental do modelo de negócio diversificado do Santander que já provou que entrega retornos atrativos e sustentados".

Pub
Pub
Pub