pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Davidson Kempner compra 200 milhões de malparado do Novo Banco

A Davidson Kempner, fundo que comprou o portefólio "Nata" do Novo Banco, vai comprar cerca de 200 milhões de euros de malprado da instituição liderada por António Ramalho.

antonio ramalho, novo banco
antonio ramalho, novo banco Raquel Wise
04 de Março de 2021 às 22:58

A Davidson Kempner Capital Management vai comprar cerca de 200 milhões de euros de crédito malprado do Novo Banco. Segundo a Bloomberg, o banco liderado por António Ramalho acordou a venda deste "portefólio" de malparado ao fundo norte-americano, numa altura em que prossegue os esforços para limpar o seu balanço.

Esta carteira de crédito malparado, com o nome de "Wilkinson", tem um valor bruto de cerca de 200 milhões de euros, disseram à agência noticiosa fontes próximas do processo que pediram para não ser identificadas.

A Bloomberg contactou representantes do NB e da Davidson Kempner, que não quiseram comentar.

Controlado pela Lone Star, o Novo Banco tem vindo a vender dívida em incumprimento e a desfazer-se de ativos para reduzir o seu rácio de NPL (empréstimos não produtivos), que foi um dos mais elevados da Europa depois da sua criação há sete anos após o desmoronar do Banco Espírito Santo.

Aquele que é o quarto maior banco português por ativos tinha um rácio de NPL de 9,7% em setembro, contra 33,4% em 2016.

Na carteira de crédito "Nata", com malparado no valor de 3 mil milhões de euros, comprada por este mesmo fundo em 2019, estava a dívida da Ongoing, grupo falido que foi liderado por Nuno Vasconcellos, e da Sogema do milionário Bernardo Moniz da Maia.

Na corrida ao "Wilkinson" estavam também a Atena Equity Partners (em consórcio com a Blantyre) e o Bank of America Merrill Lynch, mas acabou por ser a Davidson Kempner a escolhida.

(notícia atualizada às 23:16)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio