Fidelidade compra 70% da IM Gestão de Ativos
A seguradora controlada pela Fosun passa assim a estar maioritária no capital da gestora de ativos portuguesa ao adquirir parte do capital que era integralmente detido pelo grupo CIMD.
- 1
- ...
A Fidelidade anunciou esta segunda-feira a compra de 70% da IM Gestão de Ativos (IMGA) através da sociedade integralmente por si detida, a FID Asset Management. Com esta aquisição a seguradora diz que passará a ser a maior gestora privada independente de fundos de investimento mobiliário em Portugal, com cerca de 25 mil milhões de euros em ativos sob gestão.
Desde maio de 2015 que a IMGA era controlada na totalidade pelo grupo CIMD, detido em 50% pelos quadros do grupo, 12,5% pelo Banco de Crédito Corporativo (BCC), do Cajamar, 11,8% pelo BBVA, 11% pelo Crédito Agrícola, 7,4% pelo Santander e ainda 7,3% pelo Ibercaja. A sociedade foi fundada em 1989 como Interfundos e foi a primeira gestora de ativos do Millenium BCP. Teve várias designações ao longo dos anos e foi vendida ao grupo CIMD em maio de 2015, por 15,75 milhões de euros.
Em comunicado, a Fidelidade indica que, a concretizar-se a operação, que ainda está pendente das autorizações regulatórias, "dará mais um passo na consolidação do seu posicionamento na área da poupança e investimento". Por seu lado, Emanuel Silva, CEO da IMGA, refere que "a entrada da Fidelidade cria as condições necessárias para acelerar o nosso desenvolvimento, alargar o âmbito da nossa atividade e alcançar uma dimensão que nos permita competir de forma mais consistente e ambiciosa a nível internacional”.
A operação contempla a manutenção da atual equipa de gestão da IMGA.
Mais lidas