pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Governo admite aumentar dotação da garantia pública além dos 1.200 milhões

Ministro das Finanças abre a porta ao aumento do envelope previsto para a garantia pública do Estado para os jovens no crédito à habitação.

Ministro das Finanças, Miranda Sarmento, na conferência 'Banca do Futuro' em novembro de 2024
Ministro das Finanças, Miranda Sarmento, na conferência "Banca do Futuro" em novembro de 2024 Mariline Alves
26 de Novembro de 2024 às 12:50

O ministro das Finanças admite aumentar a dotação da garantia pública aos jovens no crédito à habitação. 

Os 1.200 milhões de euros previstos podem ser revistos em alta, disse Miranda Sarmento na conferência "Banca do Futuro" organizada pelo Negócios. O valor para já é de 1.200 milhões, "podendo ser aumentado se for insuficiente", afirmou Miranda Sarmento.

O cenário admitido por Miranda Sarmento vai ao encontro dos comentários feitos pelo BCP e pelo BPI, que ao Negócios manifestaram que a dotação prevista para a medida é um ponto de partida e não de chegada.  

"É um bom começo", afirmou fonte oficial do Millennium. "O que releva agora é fazer uma utilização adequada da linha, cumprindo com rigor todas a disposições regulamentares e assegurando que mais jovens podem beneficiar desta oportunidade", afirmou fonte oficial do banco liderado por Miguel Maya.

Já o CEO do BPI entende que o envelope pode não ser suficiente. "Acho que é pouco", disse João Pedro Oliveira e Costa. "Vamos ver como correm estes 1,2 mil milhões. Quando estiverem esgotados, acho que devia haver abertura para eventualmente, havendo necessidade disso, aumentar um pouco", diz.

A iniciativa conta com a manifestação de interesse de 17 instituições financeiras, estando ainda por definir o montante que cabe a cada uma.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio